Aceda à área de sócios

Descubra estas 5 lancheiras saudáveis para levar para a praia

Desfrute ainda mais dos seus tempos livres comendo de forma saudável

  • 1
  • AGO

Ensinamo-lo a cozinhar receitas fáceis e saudáveis para estes dias de calor

Tire o máximo partido das suas férias com refeições refrescantes que o manterão hidratado

Alimentação e tempos livres andam de mão dada. Durante os dias de férias ou quando estamos mais horas fora de casa, pode parecer-nos mais complicado comer de forma saudável. Queremos que desfrute ao máximo desses dias, por isso, a equipa de nutrição do GO fit recompilou estas receitas de lancheiras que pode levar tanto num dia de praia como de campo.

 

SALADA COM MELÃO, RÚCULA, FIAMBRE E MOZZARELLA

*Altamente hidratante devido ao melão e à rúcula, além de ser fácil e rápida de elaborar.

 

Ingredientes:

 

  • 150 g de fiambre; 150 g de rúcula; 150 g de melão; uma mão cheia de passas ou outra fruta dessecada; 100 g de mozzarella; AOVE; vinagre.

 

Modo de elaboração:

 

  1. Lavamos a rúcula e reservamos.
  2. Cortamos o melão e juntamo-lo, com a mozzarella, no fundo da lancheira.
  3. Juntamos o fiambre, as passas e, por último, a rúcula.
  4. Misturamos tudo e temperamos no momento de consumir.

 

HUMMUS COM CRUDITÉS

*Para ir abrindo o apetite.

Ingredientes:

 

  • 200 g de grão-de-bico cozido; 30 ml de AOVE; sal a gosto; ½ limão; sementes de sésamo e pimentão.

 

Modo de elaboração:

 

  1. Colocamos o grão-de-bico cozido juntamente com o azeite, o coentro picado, o sumo de limão e o sal.
  2. Depois, trituramos muito bem até que todos os ingredientes tenham formado uma mistura homogénea e cremosa – se virmos que está um pouco seco, juntar um pouco mais de azeite.
  3. Ao servir, juntamos pimentão e sésamo por cima.

 

* A forma mais saudável de o acompanhar é com pequenos pauzinhos de verduras cruas, por exemplo: cenoura, pepino, curgete, rábano, aipo…

O hummus é um prato muito saciante devido ao seu teor em proteína vegetal. Por outro lado, este tipo de acompanhamento favorece um grande aporte de vitamina C e carotenos ideais em abundância durante a época estival.

 

SALADA TIPO GREGA

Ingredientes:

 

  • 300 g de tomate para salada; 1 pepino; ½ pimento verde; ½ cebola vermelha; azeitonas pretas; 100 g de queijo Feta ou fresco; AOVE; sal; orégão.

 

Modo de elaboração:

 

  1. Cortamos o tomate, o pepino, o pimento e a cebola e misturamos tudo bem numa tigela.
  2. Juntamos o queijo Feta cortado em cubos e as azeitonas.
  3. No momento de comer, polvilhamos um pouco de orégão, sal e azeite.

GASPACHO

 

Ingredientes:

 

  • 1 kg de tomate tipo pera; 1 pepino médio; 1 pimento verde pequeno; ½ cebola; ½ dente de alho; AOVE; vinagre; água fria.

 

Modo de elaboração:

 

  1. Lavamos todos os legumes; pelamos e cortamos o pepino. Depois, trituramos com a batedeira.
  2. Juntamos o sal, o azeite e o vinagre a gosto.
  3. Quando tudo estiver bem misturado, juntamos um pouco de água fria, dependendo da consistência que lhe queremos dar e voltamos a triturar.
  4. Conservar com cubos de gelo para servir bem frio.

SALADA DE LENTILHAS

Ingredientes:

 

  • 150 g de lentilhas cozidas; 1 tomate médio; ½ pimento vermelho; 50 g de salmão fumado; ½ abacate; 2 colheres de milho; 15 ml de AOVE; sumo de limão; sal.

 

Modo de elaboração:

 

  1. Escorremos bem as lentilhas já cozidas e reservamos.
  2. Num recipiente, juntamos por ordem: as lentilhas já cozidas e reservamos. No nosso recipiente, juntamos por ordem: tomate já cortado, milho, pimento, salmão fumado, as lentilhas e, por último, o abacate.
  3. Temperamos no momento de comer, com o sal, o azeite, um pouco de sumo de limão. Misturamos tudo e desfrutamos de um prato único muito completo.

Além de comer bem nestes dias com pratos saudáveis ricos em água, é importante fazer um consumo muito frequente da mesma, tê-la sempre consigo. Uma boa porção de fruta fresca também contribui para a hidratação. Lembre-se, qualquer época do ano é boa para cuidar de si, se o souber fazer!

Viva mais e melhor!

 

Publicado por:

Error