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11 Conselhos para cuidar da sua alimentação neste Natal.

Prepare-se para um dezembro saudável cuidando da alimentação.

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Prepare-se para um dezembro saudável cuidando da alimentação.

Desfrute de um Natal sem excessos e cheio de vitalidade com estes 11 conselhos nutricionais.

As festas de Natal ainda parecem muito distantes, mas, quando dermos por nós, teremos que enfrentar milhentas tentações que nos rodeiam, pondo à prova a nossa força de vontade e o nosso autocontrolo. É complicado não cair em alguma, pelo que a previsão é o mais importante. Não espere que passe o Natal para se sentir mal pelo aumento de peso, isso levá-lo-á a manter um círculo vicioso de subidas e descidas rápidas na balança.

 

Siga estes conselhos para desfrutar da época mais bonita do ano sentindo-se bem e que os excessos não lhe saiam caros!

 

  1. O mais importante é a constância. Se se mantiver constante durante todo o ano e trabalhar pouco a pouco para melhorar os seus hábitos, não terá receio da chegada do Natal, vai, sim, vivê-la como qualquer outra época.
  2. Inclua, pelo menos, duas porções por dia de verduras e hortaliças, pois são alimentos muito saciantes, além de nutritivos, mas com um baixo aporte calórico.
  3. Proteína de qualidade, alterne o aporte de proteína, durante a semana. Carne magra, peixes brancos e mariscos, ovos, legumes, frutos secos e peixes azuis mais pequenos.
  4. Hidratos de carbono de qualidade. Inclua cereais integrais e tubérculos, num terço do seu prato habitual, sobretudo nos dias ou nos momentos em que fizer atividade física. Estes proporcionar-lhe-ão a energia suficiente para manter o seu rendimento desportivo!
  5. Água, como bebida estrela. Limite ou evite ao máximo os refrigerantes e as bebidas alcoólicas, pois aportam, não só uma grande quantidade de calorias, como também o seu consumo está relacionado com um aumento do risco de padecer de doenças.
  6. Entre refeições, como sobremesa, ou sempre que tiver apetite, coma fruta da estação, dando prioridade ao seu consumo inteiro, pois, por terem um alto teor em fibra e água, são muito saciantes, e uma opção mais adequada do que os bolos ou doces comerciais.
  7. Tome boas decisões. Nos dias-chave em que for comer mais e fora do habitual, não se preocupe, tente escolher a opção mais saudável dentro da oferta. E compense durante o dia, se souber que vai jantar mais, faça as restantes refeições mais ligeiras.
  8. Diminua a sensação corporal de inchaço. Para melhorar as digestões e limitar os gases, pode incluir alimentos diuréticos, como a melancia, o ananás, os espargos ou a alcachofra. Além disso, depois das refeições, pode tomar infusões carminativas (diminuem os gases), como as de funcho ou menta.
  9. Mantenha uma vida ativa, ande a pé ou de bicicleta, sempre que lhe for possível, suba escadas, conte os passos que dá e estabeleça novos desafios.
  10. Pratique atividade física regularmente. Fazer exercício é fundamental para se manter saudável. Devemos treinar o nosso corpo, aumentar e trabalhar a força muscular é imprescindível para aumentar o nosso gasto energético diário, assim, o nosso consumo de energia será maior do que se tivermos só menos gordura.
  11. Descanse.

 

Manter uma vida ativa e saudável o ano todo é a melhor forma de estar preparado no Natal.

 

O segredo é aprender a comer, escolher opções adequadas em casa e fora, saber interpretar os rótulos e planear o carrinho das compras. Estabeleça desafios diários que possa ir superando e, pouco a pouco, chegará ao seu objetivo.

 

O mais importante é desfrutar das festas em família e não se preocupar com os excessos. Viva mais e melhor com o GO fit! 

 

 

 

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