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4 benefícios de consumir legumes

Descubra como consumi-los e beneficie de todas as suas propriedades

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4 benefícios de consumir legumes

Descubra como consumi-los e inclua todas as suas propriedades na sua alimentação

No dia 10 de fevereiro, celebra-se o Dia Mundial dos Legumes, que tem como objetivo continuar a dar visibilidade e valor a esta matéria-prima essencial da dieta mediterrânea. A sua riqueza nutricional e o baixo impacto ambiental derivado da sua produção tornam-nos um alimento muito completo e sustentável.

Quando falamos de legumes, lembramo-nos sempre dos mais comuns: lentilhas, grão-de-bico e feijão branco, mas a variedade é enorme. Também se consideram legumes as ervilhas, as favas, os tremoços, a soja ou até os amendoins.

Do ponto de vista nutricional, os legumes são considerados um alimento muito completo pelos seguintes motivos:

  • São uma fonte de proteína de origem vegetal, um alimento indispensável em dietas vegans e vegetarianas.
  • Aportam hidratos de carbono complexos que aportam fibra, favorecendo a saciedade e o bom funcionamento do sistema digestivo.
  • Têm baixo teor em gordura, exceto a soja e o amendoim. Além disso, a maior parte da gordura que contêm são ácidos gordos mono e polinsaturadas, com efeitos benéficos na saúde cardíaca comprovados.
  • Apresentam vitaminas do grupo B (B1, B3, B6 e ácido fólico) e minerais (cálcio, ferro, magnésio, zinco, potássio e fósforo).

Um dos problemas que se associa ao consumo de legumes é a produção de gases em quem os consome. Porém, pode-se diminuir o efeito seguindo estas técnicas:

  • Enquanto se coze os legumes, retirar o tacho do lume, ou juntar água, com a finalidade de interromper a cozedura. Deste modo, geram-se menos gases.
  • Consumi-los em puré. Pode-se misturar com verduras ou com batata, para facilitar a digestão, e, durante a cozedura, juntar-lhes condimentos como o cominho, alecrim, tomilho ou funcho, que diminuem a acumulação de gases.
  • Consumir depois da sua ingestão uma infusão de camomila, menta, poejo, ou algum dos condimentos anteriores.

Aumente o consumo de legumes e viva mais e melhor!

Publicado por:
  • Nutrição
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