Aceda à área de sócios
Escolher centro GO fit

5 alimentos que o ajudarão a aproveitar o verão ao máximo

Alimentos imprescindíveis para enfrentar o calor

  • 24
  • JUN

Siga estes conselhos para aproveitar os benefícios do sol

Este verão, evite riscos graças a uma alimentação adequada

O verão é o momento de desfrutar do sol, da água e do ar livre. Se algo caracteriza esta época é um aumento das horas de sol diárias e a subida das temperaturas. Tudo isto nos anima a estar fora de casa e fazer mais atividades ao ar livre.

Os raios solares e a luz natural exercem inúmeros efeitos positivos no organismo como: reforçar o nosso sistema imunitário, diminuir o risco de doença cardiovascular, condicionam os nossos ritmos circadianos e o nosso descanso, melhoram a nossa capacidade de atenção e contribuem para a saúde visual e para melhorar o nosso estado de espírito.

Perante a exposição ao sol durante esta época, é recomendável adotarmos certas atitudes que nos permitem aproveitar os seus benefícios evitando os riscos. Falamos de proteger a nossa pele de forma adequada, fazer uma hidratação suficiente e ingerir alimentos que potenciem os efeitos positivos e contrariem os negativos.

  • Proteção para a sua pele.

Evite as horas mais perigosas (das 12h às 17h) e, se não for possível, permaneça à sombra. Aplique um protetor solar em todas as zonas expostas, com fator de proteção elevado e renove-o frequentemente ou de cada vez que se molhar.

  • Bom estado de hidratação.

Durante esta época, deve aumentar o seu consumo de água. Leve-a sempre que sair de casa, pois é a melhor escolha para se hidratar. Não espere por ter sede para beber, e, se pratica exercício físico, ingira mais para repor as perdas.

  • Alimentos adequados.

Algumas das defesas antioxidantes do organismo, como as vitaminas C, E e o selénio, obtêm-se através da nossa alimentação. Estes três nutrientes intervêm em aspetos importantes da manutenção da saúde e integridade da pele, estimulam a síntese de colagénio e proporcionam proteção contra o dano dos raios ultravioleta.

Por outro lado, a vitamina D, cuja síntese no organismo depende da exposição da pele à luz solar, contribui para a absorção de cálcio e para o funcionamento do sistema nervoso e muscular.

Uma alimentação saudável e completa é necessária em qualquer época do ano. O que lhe aconselhamos é um consumo mais frequente dos alimentos que o ajudam a fazer um melhor aproveitamento dos benefícios do sol.

 

São estes alimentos:

Cítricos

Quando nos referimos a cítricos, falamos de laranja, tangerina, toranja, limão e lima.

Este grupo de alimentos oferece-nos grandes quantidades de vitamina C. Podemos inclui-los em saladas, em forma de batidos com outras frutas ou cereais, ou como snacks a meio da manhã ou a meio da tarde.

Vegetais vermelhos e alaranjados

Cenoura, tomate, abóbora, pimentos e frutas como pêssego, alperce, etc.

Este grupo de vegetais tem na sua composição betacarotenos, uma das formas da vitamina A. Os betacarotenos são moléculas com caráter antioxidante, contribuem para a saúde visual e o bom funcionamento do sistema imunitário.

Uma boa ingestão de betacarotenos e vitamina A protege a pele neutralizando a oxidação produzida pelos raios solares, previne queimaduras solares e prolonga o bronze.

Vegetais de folha verde

Espinafres, acelgas, couve kale, brócolos, canónigos, rúcula, aipo e alcachofras são alguns exemplos. Além disso, aportam-nos fibra, antioxidantes e imensas vitaminas, como a C, A e do grupo B. Por isso, ajudam-nos a prevenir e reparar o dano solar.

Gorduras saudáveis

Neste grupo tão heterogéneo, incluímos os frutos secos, o peixe azul e o azeite virgem extra.

Estes alimentos aportam-nos gordura com um perfil cardiosaudável, vitamina E, antioxidantes e minerais como selénio, magnésio e ferro. Todos eles favorecem um menor estado inflamatório do organismo, útil perante processos como uma queimadura solar.

Chá

Esta bebida proporciona-nos um pequeno aporte extra de moléculas antioxidantes e contribuirá para a nossa ingestão de líquidos. No entanto, não substituirá a água, devido às suas propriedades diuréticas. Escolha versões para preparar com gelo e inove em tipos e sabores.

 

Queremos que desfrute de tudo o que de bom nos trazem alguns raios de sol, ao mesmo tempo que faz uma correta hidratação, o cuidado da sua pele e uma alimentação adequada e saudável que o ajudará a viver mais e melhor!

Publicado por:
  • Comer Bem
  • Fruta
  • Nutrição
  • receitas
Relacionadas

Error