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Como cuidar da saúde graças à alimentação

Comer saudável irá ajudar-te a viver mais e melhor

  • 26
  • MAR

A chave para adotar um estilo de vida saudável

Porquê insistimos em comer saudável? A resposta é simples, comer saudável ajuda-nos a viver mais e melhor.

Porque insistimos tanto em ter uma alimentação saudável? A resposta é simples: Comer de forma saudável ajuda a vivermos melhor. Segundo a OMS “uma má alimentação pode reduzir a imunidade, aumentar a vulnerabilidade a doenças, alterar o desenvolvimento físico e mental e reduzir a produtividade”.

Agora que passamos o dia todo em casa e temos mais tempo para nos dedicar a nós mesmos, pode ser uma boa altura para começarmos a cuidar da nossa alimentação e a fazer exercício físico.

Para além de calorias, o nosso organismo também necessita de nutrientes de boa qualidade de modo a desempenhar as suas funções com normalidade e a manter-se saudável e forte. Estes nutrientes podem ser classificados em 2 tipos, macronutrientes (Hidratos de carbono, proteínas e gorduras) e micronutrientes (Vitaminas, minerais, polifenóis, antioxidantes…)

 

  • Os hidratos de carbono fornecem energia e ajudam a manter estáveis os níveis de glicose no sangue. Não devemos evitá-los, mas sim escolher alimentos que contenham hidratos de carbono complexos de absorção lenta, como por exemplo, cereais integrais e leguminosas. Além disso, são ainda alimentos ricos em fibra, o que ajuda na regulação do transito intestinal.

 

  • O consumo de proteína não deve ser negligenciado uma vez que esta é necessária para manter a massa muscular e a saúde óssea. No entanto, devem ser escolhidas fontes saudáveis como por exemplo ovos, leguminosas, frutos secos, lacticínios, carnes brancas e carnes vermelhas (Com moderação) e peixes magros e peixes gordos.

 

  • Relativamente às gorduras, fornecem energia e fazem parte de todas as células do nosso organismo, pelo que também não as devemos evitar. No entanto, é importante escolher gorduras saudáveis presentes em alimentos como azeite virgem extra, abacate, frutos secos e sementes, e ainda peixes gordos, evitando gorduras trans que se encontram em produtos processados.

É ainda importante consumirmos fruta e hortícolas diariamente, uma vez que são ricos em vitaminas, minerais, polifenóis e antioxidantes que têm efeitos benéficos para a saúde.

Por fim, devem ser evitados os alimentos processados ricos em açúcares, gorduras saturadas, sal e calorias, uma vez que podem colocar em risco a nossa saúde a longo prazo.

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