Decálogo para uma vida saudável
10 chaves para mudar a sua rotina para viver melhor e mais tempo
- 19
- FEV
Como melhorar a sua saúde, alterando a sua rotina diária.
Em GO fit, estamos consigo. Viva mais e melhor!
DECÁLOGO PARA UMA VIDA SAUDÁVEL
De certeza que não lhe contamos nada de novo, mas vamos relembrá-lo de como “viver mais e melhor”.
Os hábitos saudáveis assentam em 4 pilares básicos: Exercício físico, nutrição, descanso e motivação. Se estiver a ler este post, a motivação é garantida! Vejamos os outros 3 pilares:
1.- Se puder, faça exercício, pelo menos, 3 dias por semana. Pense que o seu corpo foi “fabricado” para se mexer, que, pelo menos, deve pô-lo a mexer metade dos dias da semana…
Pode ir aos nossos centros GO fit, fazer atividades adaptadas às suas características e aos seus gostos. Para isso, tem os nossos profissionais à sua disposição, para o ajudar nesse caminho. O trabalho de força, prevenção ou o famoso “cardio”, devem fazer parte das suas rotinas.
Mais opções: Caminhar, correr, nadar, andar de bicicleta… atividades todas elas de base aeróbica (para se mexer e ajudar na eficácia do nosso sistema cardiorrespiratório, entre outras coisas) complementadas com um trabalho de tonificação muscular, para evitar também as incómodas dores musculares (lombalgias, torticolos) e articulares.
2.- Largue o carro, caminhe! Tudo conta. 3 dias de exercício mais todos os dias 20 minutos a caminhar… pelo menos, enquanto caminha, não “regride” (e dependendo do seu nível, pode até ser a atividade de que precisa).
3.- Não vá de elevador, use as escadas. Com o mesmo critério que deixar o carro. Está comprovado que subir escadas (não tanto descer) é um grande exercício. Parece mentira, mas as escadas movem o coração mais do que parece e obriga-o a um trabalho de musculação que não faz ao caminhar. E se as subir de dois em dois degraus, ainda melhor!
4.- Faça 5 refeições por dia. Dessa forma, “sobrecarrega” menos o sistema digestivo e ocorrem picos de glicose mais baixos. E, assim, fazemos o pâncreas trabalhar menos, aproveitamos melhor os nutrientes e “engordamos” menos.
5.- Baseie a sua alimentação na dieta mediterrânea. Já sabe do que falamos. É uma alimentação equilibrada e mais do que suficiente para comer de forma saudável. Se não quiser seguir a dieta mediterrânea ou quiser algo mais adaptado às suas características, recorra a profissionais.
6.- Hidrate-se com frequência, até 2 litros de água por dia. Somos 80% de água. Manter o nosso “status quo” hídrico favorece as funções de todos os nossos órgãos vitais, incluindo o cérebro.
7.- Reduza a ingestão de sal. Retém líquidos e aumenta os seus níveis de tensão arterial. A alimentação também é uma questão de educação. Se for necessário, reeduque-se.
8.- Controle o seu peso, sem ficar obcecado. Não sobrecarregue as funções digestivas, cardiovasculares ou de locomoção do seu corpo. Vai acabar por pagar caro.
9.- Limite a ingestão de álcool ao máximo. Um copo de vinho ou cerveja às refeições talvez seja demasiado.
10.- Descanse de forma ordenada. O pilar do descanso é tão importante como os restantes. O sono é primordial, não só para a recuperação após o esforço, mas também para recuperar o status quo de todos os tecidos do nosso corpo. A falta de sono está relacionada com doenças crónicas como a diabetes ou a hipertensão e com doenças do sistema nervoso como a demência ou o Alzheimer.
À medida que envelhecemos, aumenta a possibilidade de nos tornarmos doentes crónicos devido a alguma das patologias associadas ao sedentarismo: Hipertensão, hipercolesterolemia, obesidade, hiperglicemia, dores articulares... Se a sua carga genética para estas patologias não for alta, é possível que consiga controlar-se sem ajuda de medicação. Não acha que vale a pena?
Viver mais e melhor… algo que sempre deixou o ser humano obcecado que tem a vida mais facilitada do que nunca e, porém, as crianças que nascem agora começam a ter menos esperança de vida do que os seus pais pela primeira vez na história.
Está nas suas mãos, mas sabe que poderá contar sempre com o GO fit.
