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Descubra como o exercício pode ajudar a prevenir um enfarte

Ter uma vida saudável ajudá-lo-á a viver mais e melhor

  • 12
  • JUL

A prática da atividade física protegê-lo-á de sofrer um enfarte

Principais atividades para prevenir um enfarte

Denomina-se enfarte ao transtorno brusco do fluxo sanguíneo cerebral que altera de forma transitória ou permanente a função de uma determinada região do encéfalo. O Grupo de Estudo das Doenças Vasculares Cerebrais da Sociedade Espanhola de Neurologia (SEN) recomenda a utilização deste termo para se referir de forma genérica à isquemia cerebral e à hemorragia intracerebral.

É a segunda causa de morte em Espanha (primeira entre as mulheres) e afeta anualmente entre 110 000 e 120 000 pessoas; ou seja, a cada 14 minutos, morre um paciente com enfarte em Espanha. Segundo dados publicados pela OMS sobre a mortalidade global produzida pelas doenças cardiovasculares, 32% resultaram de enfarte. Três quartos dos enfartes afetam pacientes com mais de 65 anos, e devido às previsões de população, nas quais Espanha será, em 2050, uma das populações mais envelhecidas do mundo, prevê-se um aumento da incidência e prevalência deste tipo de doença nos próximos anos.

Praticar exercício físico, não só diminui a tensão arterial, como também ajuda no controlo do peso e na prevenção da diabetes. Portanto, o exercício físico é um componente fundamental em qualquer programa destinado a reduzir o risco de qualquer doença vascular.

No GO fit, queremos propor-lhe algumas das atividades dirigidas que o ajudarão a prevenir o enfarte:

Natação livre e ADAPTIV aqua são duas das atividades aquáticas que fomentam o trabalho cardiovascular aumentando o pulso e a tensão arterial progressivamente, ao mesmo tempo que trabalham um grande número de grupos musculares.

Praticar atividades de perfil Corpo-mente como o ADAPTIV yoga, ADAPTIV pilates, taichi ou streching, atividades que combinam prática física, espiritual e mental, motivo pelo qual ajudam a controlar o peso, a pressão arterial e os níveis de colesterol. Os benefícios cardiovasculares das atividades de corpo-mente podem dever-se à redução do stress, pois, por exemplo, entre as mulheres, é um dos maiores riscos de enfarte. Além disso, são estes tipos de exercícios de baixo ou nenhum impacto aeróbico que os idosos ou com doenças cardíacas anteriores podem realizar sem risco. O ADAPTIV pilates e streching são atividades onde se realiza um tipo de exercício físico de atividade moderada que permitem manter o corpo ativo e melhoram a circulação sanguínea. Do mesmo modo, estas atividades oferecem minutos que ajudam a centrar-se em nós próprios e diminuir os níveis de stress.

Caminhar na passadeira ou ao ar livre é um exercício simples e natural. Caso tenha uma vida sedentária e precisar de uma mudança de hábitos para ter uma vida mais saudável a nível cardiovascular, caminhar é a melhor opção para começar a incluir o exercício na rotina diária. Ativa o fluxo sanguíneo e pode-se ir adaptando o ritmo conforme as necessidades. Nos nossos centros, encontrará uma vasta oferta de equipamento cardiovascular como o Run, a Elíptica ou a Vario.

Pedalar na bicicleta estática ou dar um passeio de bicicleta ao ar livre não só traz benefícios físicos, mas também mentais. A nível físico, é uma atividade de impacto cardíaco que ativa a circulação, reduz o colesterol e ajuda a melhorar a mobilidade das articulações. A nível mental, costuma ser uma atividade que nos permite estar ao ar livre pelo que pode contribuir para reduzir o stress.

 

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