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Descubra estes deliciosos cremes saudáveis

Estes purés são os seus melhores aliados para enfrentar o outono

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Enfrente o outono com estes cremes saudáveis.

Fáceis, deliciosos e muito completos. Estas receitas são o seu melhor aliado contra o frio.

A mudança de estação e a descida de temperatura são fatores que afetam a nossa rotina e, claro, a nossa alimentação. Nesta época, os cremes ou purés são o exemplo perfeito de um prato apetecível que, sem dúvida, quererá preparar este outono, sobretudo, tendo em conta as vantagens que podem ter para a sua saúde receitas como estas.

 

Pode incluir diferentes ingredientes para conseguir o seu creme ideal: hortaliças, vegetais, legumes, lácteos, frutos secos, ervas e especiarias. A variedade de sabores é ampla, desde sabores suaves a outros mais intensos, assim como as suas cores e texturas. Além disso, é um prato fácil e que exige dedicar pouco tempo. Anote os segredos para elaborar os seus próprios cremes saudáveis e fuja da monotonia!

 

  • Escolha uma base com cebola, alho ou alho-porro. Podemos adicionar tomate triturado a esta base para aumentar o sabor do nosso creme.
  • Combine as verduras de que mais gosta. Dê prioridade às da estação.
  • Doure a verdura juntamente com a base, antes de adicionar líquido, assim, conseguimos um sabor mais intenso.
  • Para espessar, use batata, maçã ou um legume cozidos.
  • Podemos enriquecê-los com um toque de natas líquidas, iogurte ou leite. Isto aumenta a sua densidade calórica.
  • Por fim, para dar um toque apetitoso, podemos juntar pedacinhos de qualquer alimento, tanto frutos secos, crudités, um fio de óleo ou ervas.

 

Receitas

Deixamos-lhe uma seleção dos nossos cremes da estação.

 

  • Creme de couve-flor

Ingredientes:

-1 couve-flor; 1 cebola doce; 1 alho-porro; água; azeite virgem extra; sal; especiarias: pimenta ou pimentão.

 

Modo de elaboração:

  1. Cortamos a couve-flor em pequenas árvores e reservamos umas quantas para mais tarde.
  2. Cortamos o alho-porro e a cebola, douramo-los com um pouco de sal, retirando durante uns 6 minutos.
  3. Juntamos a couve-flor cortada e deixamos dourar um pouco. Depois, juntamos cobrindo todas as verduras.
  4. Deixamos ferver, até ficarem tenras, verificando a consistência a cada 5 minutos.
  5. Trituramos o creme até encontrar a consistência desejada, podendo ajustá-la juntando água.
  6. Usaremos a couve-flor restante como adição final a creme. Cozinhamo-la em lume alto com AOVE ou manteiga, até ficar bem dourada e crocante. Separamo-la e temperamos com vinagre, para a juntar na hora de servir, juntamente com pimenta ou pimentão.

 

  • Creme de batata-doce e leite de coco

Ingredientes:

-1 kg de batata-doce; 400 ml de leite de coco; 1 colher de gengibre fresco ralado; 1 lima; água; AOVE; sal.

 

Modo de elaboração:

  1. Deitamos para o tacho a batata-doce descascada e cortada em rodelas, com o gengibre fresco, um pouco de sumo de lima e sal. Mexemos até a batata-doce estar um pouco cozida, e começará a amolecer.
  2. Juntamos o leite de coco, mexemos e deixamos ferver durante 5-10 minutos. Se for necessário, juntamos água para controlar a espessura. Trituramos tudo até conseguir uma textura e espessura desejada. Servimos o creme com outro fio de leite de coco.
     

 

  • Creme de lentilhas com caril

Ingredientes:

-500 g de lentilhas; 500 g de abóbora; 1 cebola média; 1 dente de alho; 2 colheres de tomate triturado; meio copo de leite de coco; 1 colherzinha de caril; água; AOVE; sal.

 

Modo de elaboração:

  1. Fritamos a cebola e o alho com um pouco de óleo, quando estiverem um pouco cozidos, juntamos o tomate triturado.
  2. Descascamos e cortamos a abóbora em pedaços e juntamos. Mexemos e verificamos a cozedura a cada 5-10 minutos.
  3. Juntamos as lentilhas com caril e um pouco de sal. Mexemos para misturar tudo.
  4. Depois disto, juntamos a água cobrindo os ingredientes e deixamos cozinhar durante 40 minutos em fogo médio.
  5. Trituramos tudo e juntamos o leite de coco.

 

 

  • Creme de cogumelos e alho-porro

Ingredientes:

-800 g de cogumelos da estação; 1 alho-porro; 1 cebola doce; 1 dente de alho; AOVE; sal; pimenta; sementes de sésamo.

Modo de elaboração:

  1. Deitamos óleo para o fundo do tacho, depois, o alho-porro, cebola e alho cortados, temperamos com sal e pimenta e mexemos até ficarem dourados.
  2. Agora, incluímos os cogumelos outra frigideira e salteamos.
  3. Depois, misturamos com o resto dos ingredientes e juntamos a água, deixando cozer uns 20 minutos.
  4. Depois disto, trituramos e servimos com sementes de sésamo e pequenos pedaços de cogumelos crus ou previamente dourados.

 

Preparar cremes caseiros é outro modo de introduzir vegetais na sua alimentação, com textura diferente, pois, muitas vezes, esta é a responsável por rejeitarmos um alimento. Vai ficar viciado nos cremes porque, além de serem muito nutritivos e saudáveis, pode guardá-los para comer em qualquer outro momento e manterão as suas propriedades intactas.

 

Esta estação, desfrute de um menu saudável e apetecível e fuja da rotina. Viva mais e melhor com o GO fit!

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