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Dia Mundial do Cancro da Mama: não deixe de assistir à sua dieta

Uma alimentação saudável é fundamental para ajudar a prevenir ou tratar o Cancro da Mama

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Na luta de todos, não se esqueça de observar a sua dieta.

Uma dieta rica em frutas e legumes pode ajudar a prevenir o risco de cancro da mama.

Como todos os anos, no dia 19 de outubro, celebramos o Dia Mundial do Cancro da Mama com o objetivo de consciencializar a sociedade e promover que cada vez mais mulheres tenham acesso aos controlos para prevenir e tratar esta doença de forma adequada.

O cancro da mama é um dos tumores mais comuns em mulheres em todo o mundo. Existem múltiplos fatores de risco associados ao desenvolvimento deste cancro como mutações genéticas, história familiar, exposição prolongada a estrogênios endógenos, hormonas exógenas, sobrepeso e obesidade, consumo de álcool e estilo de vida sedentário entre outros.

Na GO fit sabemos que levar um estilo de vida saudável é essencial para prevenir doenças e melhorar o seu curso em caso de as padecer. Dentro de um estilo de vida saudável devemos contemplar a prática de exercícios físicos regulares, uma alimentação saudável e variada, descanso e saúde mental.

Todos sabemos que a alimentação tem um papel fundamental na prevenção e no desenvolvimento de doenças, incluindo o cancro. Mas há algo que deve ficar claro para nós, nenhuma dieta por si só é capaz de curar o cancro, mas pode ajudar a melhor o nosso estado nutricional para que a evolução seja mais satisfatória.

Em primeiro lugar, é importante concentrarmo-nos na prevenção. Nesse caso, uma alimentação rica em frutas e vegetais fornecerá vitaminas, minerais, antioxidantes e outras substâncias bioativas que nos ajudarão a reduzir o risco de sofrer de cancro ou de qualquer doença. Além disso, é necessário limitar o consumo de alimentos ou produtos não saudáveis, como álcool, carnes vermelhas processadas como salsichas, doces, açúcar, bebidas açucaradas, produtos ricos em gorduras hidrogenadas como margarina e outros produtos ultraprocessados, alimentos muito torrados ou queimados, pois podem conter substâncias prejudiciais ao corpo.

Por outro lado, aquelas pessoas que estão em tratamento contra o cancro devem contar com a alimentação para não desnutrir e para que o curso da doença seja muito mais favorável. Para isso, a dieta oncológica deve ser muito densa em nutrientes, energia e proteínas. É importante que essa dieta seja baseada em produtos naturais como frutas, hortícolas, cereais integrais, tubérculos, carnes, pescado, ovos e laticínios magros, para além de incluir o consumo diário de gorduras boas e anti-inflamatórias como peixes gordos , abacate, frutos secos oleaginosos crus ou torrados sem sal, e azeite virgem extra.

Embora a alimentação que nos ajuda a prevenir o cancro e a alimentação adequada para o seu tratamento deva ser baseada em alimentos saudáveis, a diferença é que uma dieta para preveni-lo deve ser mais ligeira para nos ajudar a manter o peso adequado e evitar obesidade, no entanto, pacientes oncológicos devem aumentar a sua ingestão de alimentos proteicos e energéticos porque as necessidades metabólicas serão aumentadas durante o curso da doença e é importante manter um estado nutricional correto da pessoa para lidar com o tratamento adequado.

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