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O PEQUENO-ALMOÇO PERFEITO PARA COMEÇAR O DIA

4 receitas para preparar o pequeno-almoço mais completo e saudável

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Comece o dia com a máxima energia!

Inove no seu dia-a-dia!

O pequeno-almoço é a primeira refeição que fazemos no dia, responsável por quebrar o jejum noturno. Uma opção completa e saudável ajudar-nos-á a começar o dia cheios de energia, para que nada nos pare.

Se se aborrece a tomar o mesmo pequeno-almoço todos os dias, tome nota das 5 opções que lhe propomos, simples, saudáveis e deliciosas, que alegrarão o seu dia.

 

1. “Porridge” ou papas de aveia. É um pequeno-almoço típico de países como o Reino Unido, a Islândia ou o Canadá, entre outros. É uma opção muito completa e saciante, que se pode começar frio ou quente, com múltiplas possibilidades de variação.

Como se fazem?

Preparam-se cozendo os flocos de aveia com água, leite ou bebida vegetal, até amolecerem. Pode poupar tempo, se preparar mais quantidade e guardar no frigorífico.

Experimente juntar, durante a cozedura, a casca de uma laranja ou de um limão, e um toque de canela, e obterá um sabor parecido com o leite merengado.

Pode juntar à cozedura fruta fresca, que modificarão a sua textura assemelhando a uma compota ou doce.

Também pode, depois de cozer os flocos sozinhos, frios ou quentes, juntar toppings como fruta fresca, frutos secos, fruta seca, sementes ou chocolate negro.

Dê largas à imaginação!

Propomos-lhe três possibilidades:

- Porridge de aveia com cacau puro em pó, banana e nozes.

- Porridge de aveia cozido com raspas de laranja, maçã e canela.

- Porridge de aveia com morangos, chocolate negro (>85%) ralado e sementes.

 

2. Tortilha salgada. É uma opção pouco utilizada, mas muito interessante, pois nutricionalmente é muito completa e é uma alternativa ao típico pequeno-almoço que inclui cereais. O ovo aporta proteína de alta qualidade nutricional, além disso, ao incluir legumes e azeite virgem extra ou abacate, aumentamos o seu teor em gorduras saudáveis, vitaminas e minerais. Acompanhe a sua tortilha com uma infusão de chá verde e uma peça de fruta da estação.

Como se faz?

Pode preparar uma tortilha com ovos inteiros ou aumentar o seu volume com leite ou bebida vegetal, para ficar mais esponjosa. Junte vegetais frescos e abacate e delicie-se!

- Tortilha recheada com folhas de espinafre e tomates cherry com queijo de cabra.

- Tortilha francesa com salmão fumado, folhas de canónico e abacate.

 

3. Tosta integral. Se é daqueles que apostam num pequeno-almoço mais tradicional, pode optar por uma versão mais vegetal, incluindo verduras e fruta, dando largas à imaginação.

Múltiplas possibilidades

Se for preparar o seu pequeno-almoço com pão, é importante que seja integral de qualidade. Atreva-se a experimentar as opções que lhe propomos.

  • Tosta integral com requeijão e morangos
  • Tosta integral com creme de amendoim e rodelas de banana
  • Tosta integral com folhas de espinafre, queijo roquefort e pêra

 

4. Smoothie com fruta. Para os dias em que não tem vontade ou muito tempo para preparar o pequeno-almoço ou quando procura uma opção mais leve, pode preparar um delicioso batido com fruta da estação. Uma bebida completa de vitaminas e minerais!

Como se faz?

Para a base, pode utilizar leite ou bebida vegetal e juntar fruta e verdura da estação. Além disso, junte-lhe sabor a canela, cacau puro ou fruta seca.

  • Smoothie verde: utilize 140 ml de bebida vegetal, junte 1 banana e 1/2 manga madura, pois a sua doçura será maior. Para lhe dar uma cor verde, juntamos folhas de kale ou de espinafre baby e folhas de menta e manjericão.
  • Choco- smoothie: misture 150-200 ml de leite com morangos, cacau puro em pó e 1/2 banana e misture. Pode dar-lhe textura se juntar pedacinhos de chocolate negro (>85%).

 

5. Muffins de aveia, banana e maçã. Para os amantes da pastelaria, propomos-lhe substitui-la por estes deliciosos muffins, que, além de deliciosos, são saudáveis pois são confecionados com produtos naturais.

É necessária uma confeção prévia, prepare mais quantidade e reserve para vários dias.

Como se fazem?

Misture numa tigela 2-3 bananas maduras, 2 ovos, 4 tâmaras sem caroço, 2 taças de flocos de aveia, uma colher pequena de azeite virgem extra e outra de bicarbonato. É o momento de juntar canela ou cacau puro em pó e misturar os ingredientes. Junte uma maçã cortada aos pedaços e verta a massa para uma forma para muffins. Leve ao forno a 180º até ficarem prontos.

 

Quem disse que um pequeno-almoço tem de ser aborrecido? Inove no seu dia-a-dia, e viva mais e melhor.

Publicado por:
  • Nutrição
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