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O menu perfeito para começar o ano mais saudável

Recupere do Natal com este menu tão saudável

  • 30
  • DEZ

Recupere do Natal com este menu tão saudável.

Comece 2020 com este plano de recuperação do Natal.

Chegámos à colina de janeiro, e é mais difícil de escalar se tivermos em conta o peso e os quilos a mais que arrastamos de todos os eventos a que fomos no Natal. Por isso, é tempo de recuperar os hábitos saudáveis e diminuir o inchaço corporal.

Nestas datas, abundam os geralmente conhecidos como planos ou menus detox. São rotinas alimentares cujo objetivo é “desintoxicar” o nosso corpo após as refeições copiosas do Natal.

Um plano “recuperador” deve incluir alimentos antioxidantes e anti-inflamatórios, que diminuam o inchaço causado por comer mais quantidade ou produtos de menor qualidade nutricional. Também com efeito diurético, que eliminem o excesso de água e facilite a hidratação corporal. Mas o mais importante é que seja nutricionalmente completo e suficiente, e que só se realize durante um ou dois dias por semana. Comer apenas fruta não nos traz todos os nutrientes para nos mantermos saudáveis.

Por isso, queremos apresentar-lhe um exemplo benéfico de plano recuperador para se sentir melhor e deixar o corpo respirar.

- Pequeno-almoço: Kefir com fruta e canela ou cacau puro em pó

- Lanche da manhã: Infusão, fruta e uma mão-cheia de frutos secos ao natural.

- Almoço: Salada de espinafres frescos, laranja e queijo fresco. Pescada com curcuma.

- Lanche: Infusão e fruta da estação.

- Jantar: Omelete com salada de tomate e ananás ao natural.

 

Se não consumir alimentos de procedência animal, não perca a versão vegetariana do nosso plano recuperador:

- Pequeno-almoço: Iogurte de soja com fruta e canela ou cacau puro em pó

- Lanche da manhã: Infusão, fruta e uma mão-cheia de frutos secos ao natural.

- Almoço: Salada de espinafres frescos, laranja e mistura de sementes. Creme de lentilhas e cenoura.

- Lanche: Infusão e fruta da estação.

- Jantar: Salteado de brócolos com quinoa e curcuma, e rodelas de ananás ao natural

Como características comuns, deve incluir principalmente legumes, crus ou cozidos, pouca quantidade de proteína, sempre de qualidade e muita fruta. Podemos melhorar as digestões e diminuir os gases que contribuem para a inflamação corporal, incluindo alimentos diuréticos (ananás, melancia, espargos, alcachofras) e infusões carminativas (diminuem os gases), como funcho ou menta.

 

Em 2020, viva mais e melhor com o GO fit!

 

Publicado por:
  • Natal
  • Nutrição
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