Aceda à área de sócios
Escolher centro GO fit

Este inverno, evite constipações graças a uma alimentação adequada

Alimentos para potenciar o seu sistema imunitário no inverno

  • 20
  • NOV

Evite constipações com estes alimentos

Alimente a sua saúde

Com a chegada do inverno e a descida dos termómetros, as nossas defesas costumam ficar mais em baixo, aumentando o risco de padecer de doenças próprias da estação, como uma constipação ou tosse. Para prevenir o contágio, necessitamos que o nosso sistema imunitário esteja forte.

A alimentação e o nosso estilo de vida desempenham um papel fundamental no funcionamento adequado das nossas defesas. De um modo geral, se nos alimentarmos bem, praticarmos exercício e descansarmos o suficiente, poderemos evitar muitas das doenças que pairam à nossa volta. 

Existem nutrientes e substâncias cujo consumo habitual diminui o risco de infeção, pois potenciam o nosso sistema imunológico. Dentro do grupo das vitaminas, destaca-se o papel da vitamina C, A e algumas do grupo B, como a B12, a B6 ou o ácido fólico (B9). A nível mineral, o selénio, o zinco e o ferro são os mais importantes.

A ideia é encher a nossa despensa de alimentos preventivos, e, assim, evitar ir ao médico. 

  • Cítricos como as laranjas, tangerinas ou limões. Estas frutas destacam-se pelo seu teor em vitamina C que não só favorece o bom funcionamento do sistema imunitário pelo seu poder antioxidante, como também é necessária na formação de colagénio, um componente essencial na manutenção das barreiras naturais contra as infeções.
  •  
  • Os frutos secos são muito benéficos para a nossa saúde. Aportam minerais ótimos para o fortalecimento do sistema imunitário, tais como o selénio (castanhas-do-Brasil) ou a vitamina B6 (pistácios, avelãs…).
  • A romã. Esta fruta típica do inverno aporta grandes quantidades de vitamina C e ácido fólico, além de se considerar muito antioxidante, graças ao seu teor em flavonóides.
  • Pimentos. O seu consumo em cru aporta-nos mais vitamina C do que a própria laranja, contém vitamina A, e minerais como o ferro, selénio ou zinco. Por exemplo, os pimentos de piquilho contêm uma alta percentagem de vitamina B6.
  • Kiwi. Um consumo habitual aporta-nos mais do dobro de vitamina C que a laranja. Também favorece a absorção do ferro e pode ser uma alternativa para as pessoas que padecem de anemia.
  • Alimentos fermentados. Incluir no nosso dia-a-dia alimentos probióticos é importante porque promovem o bom funcionamento do sistema imunitário. Os probióticos são microorganismos vivos que, na quantidade adequada, proporcionam múltiplos benefícios para a saúde, entre eles, a prevenção de constipações e gripes, por manterem a flora bacteriana forte e saudável. Onde encontramos estes alimentos? Em lácteos como o iogurte natural ou o quefir, em verduras, como o chucrute ou a couve fermentada, conservas (pepinos, cenouras, azeitonas…), entre outros. 

 

No GO fit, damos-lhe os segredos para cuidar da sua saúde com os melhores alimentos. Viva mais e melhor!

Publicado por:
  • Comer Bem
  • Nutrição
Relacionadas

Error