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FTP e controlo do treino em CICLISMO

O que é FTP?

  • 9
  • SET

Aprenda mais sobre a formação de potência, e melhore os seus resultados.

Controle o seu poder.

FTP e controlo do treino em CICLISMO

Não podemos negar que os desportos individuais e a sua prática amateur (desportos como o running, ciclismo, triatlo) estão a ter um crescimento desmesurado nos últimos anos. Hoje, abordamos um tema bastante necessário: Como controlar e melhorar o nosso treino em ciclismo.

O potenciómetro é a forma mais objetiva de controlar a carga em ciclismo, muito mais do que o controlo da FC, ou a velocidade do ciclista:

 

 

Como podemos ver neste segmento de uma corrida ciclista (Allen e Coggan, 2010), podemos ver a evolução da FC, a Velocidade e a Potência (linha laranja).

Como observámos, o comportamento da FC é “constante” devido a que a intensidade a que o desportista se vai sujeitar deveria ser constante, mas se observarmos o comportamento da velocidade e da potência, é oposto. A explicação é simples, o segredo são as subidas e os metros de desnível acumulados, em que, para os superar, necessitaremos de mais potência, e a velocidade é menor.

Por isso, não devemos pensar em controlar a carga dos ciclistas através de outras variáveis.

Mas estes potenciómetros oferecem muita informação que depende da interpretação do treinador e esta não pode ser sempre correta, é importante compreender a utilidade e as aplicações destes medidores.

Limiar Funcional de Potência ou Functional Training Power:

A FTP é a máxima potência que um ciclista consegue aguentar num estado estável (ou quase estável) durante aproximadamente 60 minutos. Não confundir com o estado de MLSS (Nimmerichter A et al, 2010).

Este intervalo de treino pode ser calculado de diferentes formas, mas a mais “rápida” é a proposta por Allen e Coggan (2010), onde se propõe realizar um exercício all out durante 20 minutos, medindo a potência máxima, e cerca de 5-8% menos da máxima, esse seria o limite desta zona.

Com isto, estes autores propõem a seguinte tabela para a programação do treino em ciclismo:

 

 

TSS: Training Stress Score:

A TSS ou a carga total de treino, é um índice para quantificar a carga do treino através da potência gerada durante a sessão (ou competição). Este índice foi patenteado por Allen e Coggan (2010):

TSS= ((S x W x IF ) / (FTP x 3600)) x 100

S= Duração sessão em segundos

W= Potência em watts

IF= Fator de intensidade

Podemos simplificar esta fórmula em:

TSS = duração do exercício (em horas) x IF2

Isto dar-nos-á um índice de stress que variará em:

  • Menos de 150 = Intensidade Baixa
  • Entre 150 e 300 = Intensidade Moderada
  • Entre 300 e 450 = Intensidade Alta
  • Mais de 450 = Intensidade muito Alta

 

Em resumo, as aplicações práticas dos potenciómetros são:

 

  1. Controlar e quantificar as necessidades do desportista, de uma forma muito objetiva.

 

  1. Poder programar esforços adequados à condição do desportista, sessão após sessão.

 

  1. Analisar o rendimento desportivo, analisando a potência sessão após sessão e prever o êxito desportivo.

 

  1. Otimizar a técnica do ciclista, analisando as mudanças de potência segundo a posição biomecânica do mesmo, e a sua relação com o perfil de cada sessão.

 

  1. Controlar as mudanças de condição física do ciclista, e poder programar as recuperações necessárias; para evitar o excesso de treino.

 

 

 

Bibliografia:

-Allen H, Coggan A (2006) Training and racing with a power meter. Boulder, Colorado. Velopress.

-Allen H, Coggan A (2010) Training and racing with a power meter. Segunda edição. Boulder, Colorado. Velopress.

-Burke ER (1996) High-tech cycling. Champaign, IL. Human Kinetics.

-Nimmerichter A, Williams C, Bachl N, Eston R (2010) Evaluation of a field test to assess performance in elite cyclists. Int J Sports Med 31(3): 160-166.

Publicado por:
  • Ciclismo

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