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A importância das frutas e legumes na dieta das crianças

Como encorajar os seus filhos a comerem mais frutas e legumes?

  • 6
  • JUL

Como convencer os seus filhos a aumentar o consumo de fruta e legumes?

Consegue transmitir aos seus filhos que é divertido comer fruta e legumes.

Muitas vezes, fazer com que as crianças comam fruta e legumes pode ser um verdadeiro desafio, mas não se esqueça: a educação alimentar deve começar em casa e incluir toda a família.

            A aprendizagem dos diferentes sabores e texturas é um processo longo. Por isso, a introdução da fruta e dos legumes deve ser feita cedo devido à sua riqueza em fibra, água, vitaminas e minerais. Além disso, permite consolidar uma rotina alimentar saudável que, idealmente, irá perdurar toda a vida.

 

Consegue transmitir aos seus filhos que é divertido comer fruta e legumes?

1. Pergunte quais são os seus legumes e fruta preferidos e como gostam mais de os comer. Diversos estudos sugerem que quando têm a possibilidade de escolher, as crianças sentem uma maior motivação e menor obrigação de consumir determinados alimentos, nomeadamente fruta e legumes. Desta forma, deixe que elas participem na elaboração da lista de compras e do menu semanal.

2. Permita que assumam o controlo. As crianças gostam de sentir o controlo. Por isso, coloque algumas folhas de alface, tomate cherry, fruta cortada ou cenouras baby em taças e deixe que o seu filho crie a própria salada. Torne divertido o momento da preparação das refeições: ensine-o a partir os vegetais, a misturar a salada e a temperar.

3. Faça refeições criativas. Aplique a técnica da salada em diferentes refeições. Os wraps são um excelente exemplo. Deixe o seu filho criar o seu e vai ver ele que vai adorar! Também pode colocar uma batata doce no forno e, depois, rechear com abacate, feijão ou tomate.

4. Incentive o seu filho a consumir alimentos saudáveis fora de casa. Mesmo nos dias em que fizerem uma refeição fora de casa, continue a incluir os vegetais mas faça-o de forma a que o seu filho se sinta de alguma forma recompensado.

5. Leve o seu filho a conhecer o mercado e os produtores locais. Em conjunto, observem e escolham os alimentos e estabeleçam relações com os vendedores. Enquanto o fazem, explique ao seu filho os benefícios de cada alimento e dê o exemplo de super-heróis que, por comerem bem, são fortes e saudáveis.

6. Construa jogos sensoriais com os vários alimentos. Os jogos sensoriais são uma excelente forma de educar o paladar e de despertar a curiosidade do seu filho em relação a novos alimentos. Por isso, procure conversar sobre cheiros, texturas e sabores e estimule a introdução de diferentes alimentos para atenuar a neofobia alimentar que é muito comum nas crianças entre os 3 e os 5 anos.

7. Crie embalagens e combinações apelativas. As crianças adoram as embalagens dos produtos devido à cor, à forma e às imagens. Faça o mesmo em casa! Segundo um estudo do Journal of the American Medical Association, as embalagens alteram a perceção que as crianças têm sobre os alimentos. Assim, aposte em marmitas coloridas, faça desenhos em sacos de papel e forme imagens com a comida.

8. Utilize os temperos adequados. O vinagre pode ter um sabor demasiado intenso para as crianças. Mantenha o azeite e, se achar interessante, faça um molho com iogurte ou mel que, além de conferir um sabor mais doce, é saudável.

9. Não deixe que a fruta e os legumes sejam aborrecidos. Adira à moda de espiralizar e dê uma nova forma aos alimentos! Com a ajuda de um espiralizador, corte a cenoura e a courgette em fatias finas e longas como se fossem esparguete. O aspeto e o impacto visual da fruta e dos legumes influencia o seu consumo por parte das crianças. Quando mais atrativa for, melhor!

Transmita aos seus filhos que comer fruta e legumes pode ser divertido. Evite birras na hora da refeição e ensine os seus filhos a apreciar, desde cedo, os alimentos benéficos para a saúde.

Publicado por:
  • Crianças
  • Nutrição
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