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As propriedades das especiarias

7 especiarias para melhorar a sua saúde e estimular o sabor dos seus pratos

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Como otimizar os seus pratos com as especiarias mais saudáveis.

Melhore a sua saúde com os aromas destas 7 especiarias.

As especiarias são amplamente conhecidas pelos múltiplos usos que têm tido ao longo dos séculos. Como moeda, cosméticos, para fins medicinais e para conservar e melhorar o sabor dos alimentos.

Atualmente continua-se a trabalhar para conhecer o seu papel na prevenção de doenças crónicas e medir a quantidade que deveríamos incluir na nossa alimentação para obtermos benefícios de todas as suas propriedades.

 

Quais são as suas propriedades?

 

  • São antioxidantes, antiinflamatórias e antimicrobianas: As ervas e especiarias culinárias contêm compostos polifenólicos e outros antioxidantes que são responsáveis por estes efeitos.

 

  • Regulam a glicose sanguínea: Algumas especiarias possuem um papel semelhante ao que exerce a insulina no organismo, diminuindo a glicose sanguínea.

 

  • Controlam o apetite: Aumentam a saciedade, diminuem o apetite e a ingestão global de alimentos. Também produzem um ligeiro aumento do metabolismo. Por isso, o seu uso diário é útil quando tentamos perder peso ou, se já tivermos perdido peso, conseguir mantê-lo.

 

  • Potenciam o sabor natural dos alimentos: Uma das ferramentas que temos para potenciar o sabor natural dos alimentos é usar especiarias e ervas em substituição de gordura, sal e/ou açúcar adicionado. Além de melhorar as propriedades destes alimentos, as especiarias não têm apenas nenhum valor calórico.

 

De seguida, contamos-lhe um pouco mais sobre a nossa seleção de especiarias:

 

  • Canela de Ceilão: esta especiaria tem efeito regulador da glicose, também pode diminuir os níveis de colesterol e triglicéridos. O seu aroma doce servirá para a juntar a sobremesas, infusões ou cafés e, assim, prescindir de outro tipo de adoçantes.

 

  • Caiena ou guindilha vermelha: favorece a oxidação e o metabolismo da gordura no organismo, ajudando na perda de peso. Além disso, também contém uma grande quantidade de vitamina C. Pode-se temperar muitos pratos: de carne, de peixe, e para fazer molhos, como por exemplo, o tabasco.

 

  • Curcuma: é uma especiaria com inúmeros benefícios digestivos, porque além de ter um grande caráter antiinflamatório e antioxidante, favorece a absorção e excreção de gordura. Combina muito bem com arroz, massa, carnes, cremes, verduras e sopas.

 

  • Cravo: é calmante, digestivo e melhora o estado anímico. É recomendável usá-lo em pouca quantidade, pois tem um aroma muito intenso, mas juntá-lo com outras especiarias de aroma doce como canela ou noz-moscada servirá para tornar os seus chás ou as suas infusões ainda mais saudáveis.

 

  • Coentro: contém vitaminas e proporciona múltiplos benefícios para a digestão e a obstipação. Também diminui a absorção do colesterol e triglicéridos e pode melhorar os sintomas causados por alterações hormonais. É uma erva muito versátil, pelo que podemos usá-la em todo o tipo de pratos, sejam caldos, para temperar carnes, saladas ou até no guacamole.

 

  • Mostarda: é fonte de cálcio, potássio, magnésio, vitaminas do grupo B e esteróis vegetais, pelo que ajuda a estimular a circulação sanguínea além de possuir propriedades antiinflamatórias.

 

  • Gengibre: alivia a má disposição e as náuseas, por isso, é um grande digestivo. Melhora a composição da flora intestinal, é benéfico para a circulação sanguínea e para a contração muscular, pois contém grande quantidade de nutrientes como fósforo, cálcio e magnésio.

 

Como vê, as vantagens que as especiarias podem trazer aos seus pratos são mais do que consideráveis. Por isso, recomendamos-lhe que junte novos sabores e aromas aos seus pratos, às suas infusões e sobremesas, e esqueça as refeições rotineiras.

 

Porque, GOfiter@, quem disse que cuidar de si não pode ser apetecível?

Publicado por:
  • Nutrição
  • Saúde
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