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Os 7 alimentos menos saudáveis na sua lista de compras

Estas são as serpentes a evitar se você quiser cuidar da sua saúde

  • 28
  • MAI

Podemos estar viciados pelo sabor, mas a verdade é que estes alimentos prestam um mau serviço ao nosso corpo.

Os 7 alimentos que você deve banir da sua despensa.

Existem alimentos ricos em açúcares e/ou gorduras que quando consumidos em excesso têm como consequência um aumento do peso e da massa gorda. Aqui fica uma lista com 7 alimentos que não deve comer frequentemente para manter o peso saudável:

1. Bolachas – Os ingredientes base das bolachas são farinha, fermento, gordura e açúcar, o que significa que vão ter um teor elevado de açúcar e gordura, para além de serem pobres em vitaminas e minerais. Para substituir as bolachas pode optar por exemplo por pão de centeio ou flocos de aveia;

2. Barrinhas de cereais – Os ingredientes base das barrinhas de cereais são cereais e açúcar, este último encontrando-se sempre em elevadas quantidades;

3. Cereais de pequeno almoço e granolas de supermercado – Ambos têm quase sempre um elevado teor de açúcar. Uma alternativa seria optar por exemplo pelos flocos de aveia, flocos de espelta, flocos de cevada ou ainda fazer as próprias granolas em casa;

4. Batatas fritas – São um alimento bastante calórico e rico em gordura, para além de serem bastante viciantes, ou seja, rapidamente a pessoa acaba com o pacote todo. Pode substituir as batatas fritas por exemplo por batata doce cozida/ assada ou arroz integral ou leguminosas (Ex: feijão, grão, ervilhas ou lentilhas) para acompanhar a refeição;

5. Queijos secos amanteigados – Têm um elevado teor de gordura saturada, pelo que podem ser substituídos por exemplo pelo queijo fresco magro;

6. Sumos de fruta natural – Um sumo de fruta natural não é tão saudável como se pensa, uma vez que no processo de extração do sumo perdem-se fibra, vitaminas e minerais, ou seja, fica apenas a água e o açúcar da fruta. Pode optar por consumir a fruta fresca inteira.

7. Frutos secos – Devemos evitar os frutos secos fritos, uma vez que são fritos em óleos refinados e acabam por ser muito mais calóricos do que as versões cruas ou tostadas. Devemos optar pelos frutos secos crus ou tostados sem sal como nozes, amêndoas, cajus e amendoins que nos fornecem gorduras insaturadas benéficas para a nossa saúde cardiovascular e fibra. Ainda assim, temos de estar atentos às porções (entre 20 a 30g por dia) porque 100g de frutos secos têm cerca de 600kcal.

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