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Os alimentos de Natal mais saudáveis

Conheça os alimentos de Natal mais saudáveis

  • 27
  • NOV

Conheça os 10 alimentos mais saudáveis deste Natal.

Este Natal, vista a sua mesa com os 10 alimentos mais benéficos para a sua saúde

O Natal é considerado a época mais bonita do ano, momentos em que reunimos família e amigos, e os almoços e jantares assumem o protagonismo. Estas celebrações fazem-nos comer além da conta e a qualidade dos produtos típicos, ricos em açúcares e gorduras, não ajudam a manter o nosso peso, favorecendo o abandono dos hábitos saudáveis.

Porém, dezembro é um mês que nos traz alimentos da estação muito saudáveis, que podemos incluir nos nossos pratos, surpreender a família, e ainda cuidar de nós.

 

Apresentamos-lhe 10 alimentos saudáveis e da estação que podemos consumir no Natal:

  1. Alcachofas. Este mês é muito completo quanto à quantidade de verduras e hortaliças que nos oferece. Um consumo variado traz-nos minerais, vitaminas, água e um valor energético baixo. Podemos destacar as alcachofas, um alimento rico em cálcio, potássio e magnésio, vitaminas A, C, B3 e B9, com propriedades diuréticas e muito poucas calorias.
  2. Frutas cítricas. É o melhor momento do ano para comprar laranjas, limões ou toranjas, o seu alto teor em vitamina C é muito útil para combater as constipações. Além disso, são ricas em ácido fólico, cálcio ou magnésio. O seu consumo habitual ajuda-nos a manter as nossas defesas fortes.
  3. Romã, esta fruta típica do inverno aporta grandes quantidades de vitamina C e ácido fólico, além de se considerar muito antioxidante, graças ao seu teor em flavonóides, substância que contém em comum com outras frutas de coloração avermelhada.
  4. Frutas como a uva, não podem só ser consumidas para se despedir do ano, como também podemos inclui-las no nosso dia-a-dia, pois é muito rica em antioxidantes, como o resveratrol, substância cardioprotetora, além de que apresentam vitamina B2 e manganésio.
  5. Ervilhas. Os legumes aportam-nos proteína de origem vegetal, uma opção muito adequada se queremos diminuir o impacto ambiental que causa a produção animal, ou, simplesmente queremos oferecer uma oferta vegetariana/vegan para os nossos comensais. As ervilhas podem ser consumidas inteiras, em creme ou em patê. Um alimento completo, rico em fibra, vitaminas e minerais.
  6. Mariscos. O que não falta numa mesa durante as festas são os mariscos, as gambas, camarão, lavagante ou ameijoas, estes alimentos aportam-nos proteínas de qualidade, ferro, potássio, sódio e magnésio, com um teor muito baixo em gordura.
  7. Incluir peixe azul da estação, como o salmão, os salmonetes ou a truta, é uma boa opção de consumir gordura saudável, pois aporta-nos ómega 3, com propriedades cardioprotetoras, anti-inflamatórias e com efeito positivo no sistema imunitário.
  8. Peru. Não só nos aporta um teor alto de proteínas, como também o seu teor em purinas é baixo, sendo uma boa escolha para quem sofre de ácido úrico. Além disso, tem um baixo teor em gordura, mas alto em ferro, magnésio, fósforo e potássio.
  9. Outro produto de estação é a castanha, este fruto seco é fonte de minerais, como o cálcio, o ferro ou os folatos, rico em fibra, muito saciante e com proteína e gordura de origem vegetal de qualidade.
  10. Chocolate negro. Como opção doce, o chocolate negro pode ser a melhor escolha, pois aporta-nos polifenóis, substância com um alto poder antioxidante, e minerais, como o magnésio, selénio e potássio.

 

Por isso, já sabe, GOfiter@, neste Natal, não renuncie a cuidar de si sem saborear os alimentos mais ricos e benéficos para a sua saúde.

 

Publicado por:
  • Natal
  • Nutrição
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