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Os mitos alimentares mais comuns

Os alimentos que você pode ficar cansado de repetir

  • 28
  • MAI

Analisámos alguns mitos alimentares que certamente tocarão um sino.

Coma sem se preocupar com nada!

1. A água às refeições engorda.

Mito. A água não tem calorias, logo não engorda. Por isso, a água às refeições não engorda. Pelo contrário, ao beber água às refeições a pessoa fica mais saciada, sendo uma boa estratégia para quem quer comer menos e perder peso. Para além disso, a água às refeições ajuda na hidratação.

2. O leite faz mal à saúde.

Mito. A nível nutricional, o leite é rico em proteínas de alto valor biológico, cálcio, vitaminas do complexo B, vitamina A e vitamina D. No entanto, para beneficiarmos das propriedades do leite, é importante que tenhamos capacidade para o digerir. A verdade é que se estima que cerca de 1/3 da população portuguesa sofra de intolerância à lactose, ou seja, não conseguem digerir a lactose (o açúcar do leite) porque não têm a enzima responsável por isso, a lactase. Por isso, ao consumirem produtos com lactose, podem apresentar sintomas como dor abdominal ou diarreia. Neste caso, estas pessoas devem preferir os lacticínios sem lactose.

Concluindo, o leite não faz mal à saúde e deve ser consumido de forma equilibrada, sendo recomendado o consumo entre 2 a 3 porções por dia de lacticínios (que inclui também iogurte e queijo) e se houver intolerância à lactose, devem ser preferidos os lacticínios sem lactose.

3. Só posso comer no máximo 3 ovos por semana.

Mito. Segundo estudos recentes, o consumo de até 12 ovos por semana não está associado a um aumento do risco de desenvolver doenças cardiovasculares, melhora a composição de lípidos no sangue e contribui para reduzir a pressão arterial.

4. Uma pessoa que siga uma alimentação vegetariana consegue ingerir a quantidade de proteína suficiente.

Verdade. Numa alimentação vegetariana, a proteína encontra-se em maior quantidade nos ovos, lacticínios, leguminosas (ervilhas, favas, feijão, grão e lentilhas), soja, tofu, seitan, quinoa, tremoços, frutos secos e sementes. No entanto, é importante a pessoa aconselhar-se com um nutricionista para estabelecerem um plano alimentar personalizado que contenha todos os macronutrientes e micronutrientes necessários.

5. Os legumes congelados não perdem propriedades nutricionais.

Verdade. Os legumes que são congelados rapidamente logo após a sua colheita mantêm todas as propriedades nutricionais, mas pode ocorrer alteração do sabor e da textura

6. O melhor local para guardar os ovos é na porta do frigorifico.

Mito. A constante abertura das portas do frigorífico faz com que esta área tenha uma enorme variação de temperatura, pelo que, ao contrário do que se pensa, os ovos frescos não devem ser armazenados na porta do frigorífico, devem ser armazenados inteiros com casca nas duas primeiras prateleiras.

7. Os alimentos integrais não engordam.

Mito. Os alimentos integrais são alimentos que possuem maior teor de fibra, no entanto, a sua composição no valor energético, bem como nos restantes nutrientes é semelhante. No entanto, como são ricos em fibra ajudam no aumento da saciedade, na regulação do trânsito intestinal, na redução dos níveis de açúcar e colesterol do sangue, ajudando ainda ao nível da prevenção de doenças crónicas.

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