Aceda à área de sócios
Escolher centro GO fit

Mitos e realidades sobre o défice calórico

As calorias não são tudo

  • 4
  • AGO

A importância das calorias.

Coma com saúde e sinta-se bem!

Muitas pessoas acreditam que, para perder peso, basta contar calorias. No entanto, não é assim tão simples.

Afinal, o que é uma caloria?

Uma caloria representa uma unidade de energia que corresponde à quantidade de calor necessária para elevar em 1ºC a temperatura de um grama de água. Uma vez que o nosso organismo precisa de energia para manter todas as funções corporais, o conteúdo energético dos alimentos é medido em calorias. As gorduras fornecem 9kcal por grama e os hidratos de carbono e as proteínas fornecem 4kcal por grama. Porém, perder peso não é o resultado garantido quando se contam calorias.

Quem gasta mais calorias do que consome, perde peso. O défice calórico tem como consequência a perda de peso mas há limites. Para perder peso com saúde, é recomendável que o défice calórico não seja superior a 500 calorias por dia. Neste caso, menos nem sempre é mais. Uma restrição calórica prolongada e exagerada leva o organismo a perder quantidades significativas de massa magra – massa muscular e água – e, consequentemente, a reduzir o metabolismo basal.

A contagem de calorias traz outro problema. Muitas pessoas pensam que podem comer o que quiserem desde que não ultrapassem o limite calórico diário. No entanto, é importante reforçar que nem todas as calorias são iguais e que a qualidade dos alimentos de onde provêm as calorias é importante. Ainda que uma pessoa não ultrapasse o limite calórico diário através de hambúrgueres, batatas fritas e refrigerantes, nunca será saudável devido ao risco aumentado de desenvolver hipertensão, hipercolesterolemia, diabetes, entre outros. A chave está na manutenção de uma alimentação completa, variada e equilibrada.

Além da qualidade dos alimentos, também é importante ter em atenção os horários das refeições. Será que concentrar a maioria da ingestão calórica ao final do dia é util para a perda de peso? Provavelmente, não. De uma forma geral, a maioria das pessoas tende a aproveitar a noite para relaxar e descansar, pelo que não há um elevado gasto calórico e, por conseguinte, não se justifica uma elevada ingestão calórica.

Para perder peso, a contagem de calorias pode ser útil mas há muitos outros fatores a ter em consideração. O que seria dos seus treinos sem a energia necessária? Pense na qualidade do combustível com que anda a abastecer o seu organismo. Coma de forma inteligente!

Publicado por:

Error

COOKIES

Utilizamos cookies próprios e de terceiros para analisar nossos serviços e mostrar publicidade relacionada a suas preferências com base em um perfil baseado em seus hábitos navegação (por exemplo, páginas visitadas). Mais informação

ACEITAR COOKIES REJEITAR COOKIES