O que é a generosidade?
8 sugestões para desenvolver a generosidade.
- 18
- NOV
Como cultivar a generosidade através da Mentalidade
Descobrir porque deve cultivar a generosidade.
“Lembrem-se que as pessoas mais felizes não são aquelas que possuem mais, mas sim as que dão mais”. H. Jackson Brown Jr
“A verdadeira generosidade para com o futuro consiste em dar tudo ao presente”.
Albert Camus
“A felicidade não é feita do que temos. Mas sim do que partilhamos”.
Rabbi Jonathan Sacks
“Esta é o que considero a verdadeira generosidade. Você dá tudo de si, e ainda sente como se não lhe tivesse custado nada”. Simone De Beauvoir
“A verdadeira generosidade é uma oferta dada com benevolência e baseada num amor puro. Sem compromissos. Sem expetativas”.
Suze Orman
“Generosidade verdadeira é fazer algo de bom a alguém que jamais saberá”.
Frank Howard Clark
O que é a generosidade?
A generosidade é afastar-se das ações centradas em nós próprios e dedicarmos o nosso tempo e a nossa atenção às necessidades dos outros.
Não só faz referência a partilhar ou oferecer bens materiais, como também se entende como estar disponível e oferecer ajuda. Pode-se manifestar na forma de simplesmente dar a alguém toda a nossa atenção durante uma conversa ou oferecer um sorriso a uma pessoa desconhecida.
A generosidade consiste, por isso, em cultivar a nossa capacidade de oferecer aos outros a dádiva da nossa presença.
Por que devemos cultivar a generosidade?
Quando damos autenticamente o nosso tempo e a nossa atenção aos outros, aprofunda-se a nossa experiência de interligação com o mundo em geral. Isto transforma-se em melhores relações com os outros e connosco mesmos, maior satisfação na vida, melhor saúde e uma perspetiva geral positiva da vida.
Também é importante recordar que se pode praticar não só com os outros, mas também connosco mesmos. A auto-aceitação, as afirmações positivas, ou dedicar algum tempo todos os dias sem nenhum propósito em concreto, podem ser pequenos presentes que se dá a si próprio.
Sugestões para desenvolver a generosidade
- A prática da meditação ensina-nos a ser generosos na nossa vida diária. Observar a respiração com atenção plena é uma forma muito generosa de passar tempo de qualidade connosco mesmos. Através disto, criamos muito espaço nas nossas mentes; simplesmente deixar que as coisas sejam como são é, em si mesmo, um ato generoso. A partir da meditação, a nossa generosidade pode-se expandir ainda mais.
- Na sua próxima interação, pratique esta capacidade tentando estar 100% presente. Cumprimente aquela ou aquelas pessoas com o coração e a mente abertos para sentir, ouvir, compreender e estabelecer uma ligação com elas.
- Durante o resto do dia, guarde um momento para refletir sobre como pode praticar o cultivo da generosidade consciente.
- Reconheça e aprecie o que a vida lhe traz a cada momento.
- Mostre e verbalize a sua gratidão para com as pessoas sempre que puder.
- Deixe que as pessoas saibam que está a pensar nelas.
- Desfrute experimentando com o dar, começando de pequenas formas. Dirija-se a si mesmo e aos outros sem pensar no ganho ou retorno e reflita sobre como essa generosidade o faz sentir.
- Com tempo e prática, aprofunde a sua experiência passando dos atos de generosidade a cultivar uma atitude de generosidade.
