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Relacionado com o stress da prática de Mindfulness

9 maneiras de regular o seu stress com a atenção

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Aprender a lidar com o stress

Atenção à gestão do stress

Provavelmente já ouviu dizer que a prática de Mindfulness ajuda a reduzir o stress. Mas como o ajuda realmente a fazer isso?

A crescente evidência científica de várias Universidades, incluindo os centros especializados na Faculdade de Medicina da Universidade de Massachusetts, nos Estados Unidos, e na Universidade de Oxford, no Reino Unido, sugere fortemente que a prática continuada de Mindfulness constrói suavemente uma força interior, de modo que os fatores de stress futuros tenham menos impacto na nossa felicidade e no nosso bem-estar físico.

Estas são as formas em que uma prática consistente de Mindfulness pode ajudar a regular o stress:

 

  • Aumento da presença e da consciência dos seus pensamentos. É o ponto de partida para poder assumir distância e não sobreidentificar-se com os pensamentos. Isto permite-lhe responder ao stress com estratégias que conduzam a uma maior saúde e bem-estar.

 

  • Redução da reatividade. Cria espaço mental que lhe permite fazer uma pausa e responder com a sua "mente sábia" em vez de reagir arrastado por pensamentos ou emoções.

 

  • Ativação do modo mental ‘ser’. Este modo mental está associado ao relaxamento e desativa o modo mental ‘fazer’, que está relacionado com a ação e a resposta ao stress.

 

  • Maior consciência e sensibilidade às necessidades do seu corpo. Desenvolvimento da interocepção, a capacidade de perceber o estado interno do organismo. Isto ajuda-o a sentir incómodos e dores no momento em que surgem, o que lhe possibilita para tomar medidas adequadas e prevenir possíveis doenças e manter a homeóstase ou equilíbrio do corpo.

 

  • Maior consciência das emoções dos outros. À medida que aumenta a sua inteligência emocional, menos provável é que entre em conflito.

 

  • Aumento do nível de cuidado e compaixão por si próprio e pelos outros. O cultivo de uma mente compassiva acalma e inibe a sua resposta ao stress.

 

  • Redução da atividade da amígdala. A amígdala é uma parte do cérebro fundamental na ativação da resposta ao stress. A prática de Mindfulness demonstrou uma redução do seu tamanho e da sua atividade, o que se traduz numa redução do nível e da intensidade da resposta ao stress.

 

  • Maior capacidade de concentração. Fazer o seu trabalho de maneira mais eficiente provoca uma maior sensação de bem-estar e isto reduz a resposta ao stress. Isto torna mais provável que entre na denominada ‘zona’ ou ‘fluxo’.

 

  • Mudança de percepção e atitude perante o stress. Em vez de simplesmente ver as consequências negativas de se sentir stressado, a prática de Mindfulness oferece-lhe o espaço para parar, observar e mudar a perceção do stress em si. Observar como o aumento da pressão o pode ajudar a energizar-se tem um efeito positivo no seu corpo e na sua mente.
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