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Todos os benefícios dos super alimentos

Aprenda a consumi-los e beneficie de todas as suas propriedades.

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Todos os benefícios dos super alimentos

Aprenda a consumi-los e beneficie de todas as suas propriedades.

Os super alimentos são uma tendência crescente no nosso dia-a-dia. Cada vez está mais na moda ouvir falar das suas propriedades saudáveis e contamos com uma variedade de opções para as incluir na nossa alimentação habitual de forma simples.

A maioria dos super alimentos apresenta uma densidade nutricional muito elevada e é especialmente rica em vitaminas, minerais, fibra e antioxidantes. Isto aporta-lhe esse valor nutricional acrescentado que se relaciona com a prevenção de doenças e a manutenção de um bom estado de saúde geral.

De seguida, deixamos-lhe os 5 super alimentos que, combinados com uma alimentação equilibrada e uma vida ativa, lhe darão essa energia e valor nutricional extra de que todos necessitamos quando o frio se aproxima:

  • Sementes de chia

De origem maia, estas sementes invadiram em força as nossas vidas e são uma grande fonte de nutrientes como fibra, proteínas, cálcio, ácidos gordos Ómega 3 e antioxidantes. Para beneficiar de todas as suas propriedades, o ideal é consumi-las hidratadas ou trituradas previamente. Acrescentá-las a sobremesas como substituto do ovo, iogurtes ou saladas é excelente.

  • Curcuma

Esta especiaria transporta-nos ao sudeste asiático e, tradicionalmente, foi utilizada tanto em receitas gastronómicas como na medicina para tratar distúrbios estomacais e patologias hepáticas. Pode acrescentá-la em receitas com arroz como corante ou em infusões que o ajudarão a combater as digestões pesadas e a acidez estomacal.

  • Açaí Berry

O açaí é uma baga de cor violeta intensa originária do Brasil. De sabor ligeiramente amargo, recorda o do cacau. É especialmente rico em vitamina A, B e C e em minerais como ferro e cálcio. Demonstrou-se que favorece a manutenção de bons níveis de energia e previne as patologias relacionadas com o dano oxidativo e o envelhecimento celular graças à sua alta concentração em antioxidantes.

Atualmente, pode conseguir açaí em pó ou a sua polpa congelada e é ideal para preparar smoothies ou os populares açaí bowls que o combinam com sementes, frutos secos ou fruta da estação, sendo uma autêntica fonte de nutrientes concentrada.

  • Bagas de Goji

Procedem do Himalaia e associaram-se à manutenção de um bom estado imunitário graças ao seu teor em antioxidantes e zinco. Também são uma excelente fonte proteica, incluindo os 8 aminoácidos essenciais, e, além disso, são ricos em fibra e ácido linoleico. Pode inclui-las na sua forma inteira ou em pó em sobremesas, saladas ou batidos.

  • Maca

A maca é um tubérculo de origem andina que demonstrou ter propriedades anti-stress e melhora os níveis de energia controlando o cansaço e a fadiga. Os seus efeitos estimulantes juntam-se ao seu teor em ferro, cobre, cálcio e vitaminas do grupo B, o que fazem da maca um alimento muito interessante para quem passa por fases de stress no trabalho ou em período de exames.

O mais comum é encontrar maca em pó e pode juntá-la em água, leite ou bebida vegetal para elaborar bebidas energizantes de forma natural.

Se não tiver a certeza de como incluir estes alimentos dentro da sua alimentação ou não os conhecer, deixamos-lhe 3 receitas muito simples para introduzir super alimentos na sua dieta diária:

 

PUDDING DE CHIA

Este pudding é um pequeno-almoço ideal para quem não tem tempo de manhã. Pode prepará-lo na noite anterior e, de manhã, desfrutar de um pequeno-almoço completo e nutritivo sem perder nem um minuto:

Ingredientes

  • 4 colheres de sementes de chia; 200 ml de leite ou bebida vegetal (também pode usar 1 iogurte ou quefir).

Toppings:

  • Fruta da estação; 25 g de frutos secos variados.

 

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  1. Misture as sementes com o leite ou a bebida vegetal num copo de vidro e deixe-o toda a noite no frigorífico. As sementes de chia ficarão hidratadas e a mistura ficará com a típica textura de pudding.
  2. De manhã, junte fruta da estação, frutos secos ao seu gusto e canela, mel, cacau em pó…
  3. As opções são infinitas! Já tem pronto um pequeno-almoço cheio de nutrientes e fibra sem o tempo como pretexto.

 

BATIDO ENERGIZANTE DE MACA

Ingredientes

  • 2 bananas congelados; 1 copo de leite ou bebida vegetal; 1 colher de creme de amendoim natural ou amendoins triturados; 1 colher de pó de raiz de maca; essência de baunilha e canela a gosto.

Confeção

  • Bata todos os ingredientes para conseguir um refrescante batido que o encherá de energia para enfrentar esses dias de stress e cansaço.

 

BOWL ANTIOXIDANTE DE AÇAÍ E BAGAS DE GOJI

Este bowl cheio de antioxidantes é uma opção perfeita para encher de cor os seus lanches. Inclui fruta, frutos secos e dois dos nossos super alimentos, obtendo como resultado uma combinação perfeita para cuidar de si com prazer.

Ingredientes

  • 150 g de polpa de açaí congelada; 3 morangos; 2 tâmaras; 100 ml de leite ou bebida vegetal.

Toppings:

  • ½ colher de bagas de goji; 25 g de mistura de amêndoas, avelãs e cajus crus; 1 punhado de mirtilos/fruta a gosto.

Confeção

  1. Bata os ingredientes adicionando água pouco a pouco até conseguir a textura desejada.
  2. Coloque a mistura num bowl e decore com as bagas de goji, frutos secos e mirtilos.
  3. Pode acrescentar banana à mistura ou uma colher de mel se quiser mais doçura. Já tem pronto um lanche nutritivo e muito saboroso ideal para os dias em que não queremos dizer não a um lanche doce e saudável.

 

Os super alimentos combinados com uma alimentação equilibrada e uma vida ativa cuidarão da sua saúde. Viva mais e melhor!

Publicado por:
  • Nutrição
  • nutricionista
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