9 Março, 2023

Conheça as hormonas da felicidade e como ativá-las

Escrito por: GO fit

As hormonas da felicidade demonstram que o nosso organismo foi concebido para alcançar o equilíbrio. Passamos a vida a pensar em como ser melhores e, inclusive, muitíssimo melhores em qualquer áreas da vida. Mas, como se afirma no livro “O Principezinho”, só se vê bem com o coração, o essencial é invisível para os olhos. Ações simples como passear ao sol, fazer exercício ou dedicar uma palavra amável a alguém regulam o estado de espírito. Incrível, mas verdade. Ser mais feliz é mais fácil do que entender as funcionalidades de um telemóvel novo ou decidir onde investir as poupanças. 

O que segrega quando está feliz?

Aprender é básico para ter uma melhor autoestima e perceção do mundo. O organismo tem as suas necessidades e, portanto, envia-nos sinais se não cuidarmos de nós próprios. Isto constata-se nos químicos da felicidade, substâncias que a natureza nos oferece para termos só de as excitar. Se se está a questionar como ativar a hormona da felicidade, a resposta reside em gestos tão simples que certamente lhe estão a passar ao lado.   

De um modo geral, o conteúdo dos nossos pensamentos quotidianos tende a ser negativo, o que desencadeia a ansiedade. Por isso, devemos focar-nos em tudo o que funciona nas nossas vidas, bem como realizar atividades que libertem as chamadas hormonas da felicidade. Estas biomoléculas são neurotransmissores e estão envolvidas em processos do sistema nervoso tão importantes como a aprendizagem, a memória, a atenção, a gestão do stress e o descanso. 

O quarteto da felicidade

O que segrega quando está feliz? Todos nós podemos encontrar as nossas hormonas da felicidade. Como o nosso cérebro está mais do que pronto para isso, explorar as suas vias trar-nos-á sensações de bem-estar de que não quereremos abdicar.  A dopamina, oxitocina, serotonina e endorfina fazem parte deste grupo químico da felicidade.

Endorfinas

30-45 minutos de exercício cardiovascular e de resistência, tal como correr, fazer spinning ou nadar são das melhores formas de aumentar as endorfinas.As hormonas da felicidade deste tipo atuam como analgésicos naturais e reguladoras da ansiedade.

Serotonina

Os níveis de serotonina estão relacionados com o estado de espírito. Os alimentos que contêm esta hormona da felicidade são ricos em triptofano. É também benéfico escolher qualquer alimento que contenha fibra. Passear ao ar livre, praticar desporto e participar em atividades como yoga ou mindfulness ajudam a produzir este neurotransmissor. 

Dopamina

Considerada a hormona do prazer, da motivação e da recompensa. Além do desporto e da meditação guiada, outras atividades que envolvem a sua libertação são o sexo e a música. Dormir 8 horas por dia e escolher alimentos com proteína relaciona-se com o aumento dos níveis de dopamina.

Oxitocina

Chamada a hormona do amor e da dor, porque é gerada tanto quando nos apaixonamos como no processo de parto.  Rir, passar tempo com quem amamos, participar nas brincadeiras dos nossos filhos, fazer festas ao seu animal de estimação, abraçar, ter generosidade… são formas naturais de segregar esta substância.

Todos os dias lutamos para resolver problemas e não experienciar determinadas sensações. A natureza das hormonas do amor ensina-nos que focar-se no que é positivo parte de ações que não são de todo planeadas. Desta forma, apercebemo-nos de que conseguir mais saúde física e mental nem sempre é uma questão de sorte. Voltamos ao Principezinho para terminar: “És o dono da tua vida e das tuas emoções, nunca te esqueças disso. Para o bem e para o mal”.