27 Março, 2023

Correr depois do parto: Quando recomeçar?

Escrito por: GO fit

Escrito por Isabel Macías Chow

Durante a gravidez, o corpo de uma mulher sofre alterações significativas durante semanas. Além disso, cada parto pode ser um processo muito diferente e pode influenciar muito a recuperação.

Por tudo isto, é muito importante saber quando é possível voltar a fazer um desporto com impacto como correr, sobretudo, tendo em conta se o parto foi natural ou cesariana, a avaliação do pavimento pélvico, bem como se a mulher treinou durante a gravidez. Hoje, neste post, damos-lhe algumas dicas sobre como voltar a correr após a gravidez.

O que acontece se correr depois do parto?

A resposta ao que acontece se correr após o parto é que ganhará em saúde desde que faça as coisas corretamente e com o acompanhamento de um profissional. Para isso, há algumas regras que devemos respeitar para correr depois de dar à luz:

  • Avalie o seu pavimento pélvico: muitas vezes, as mulheres não fazem uma avaliação do pavimento pélvico até engravidarem. É importante conhecer o estado do nosso pavimento pélvico antes, de modo a poder comparar e saber como estamos a recuperar após o parto. Se o parto foi vaginal, é necessário avaliar se houve algum rasgão, traumatismo ou episiotomia. Enquanto não tivermos a aprovação de um profissional, não devemos retomar os treinos de corrida.
  • Não é o momento certo para começar a correr: a corrida é um desporto rápido e prático, pois, em pouco tempo, é possível recuperar a forma rapidamente. Mas se nunca correu antes, depois de ser mãe não é o momento ideal para começar a fazê-lo. Mas, mesmo que corresse, deve evitar correr nas primeiras semanas (6-8) após o parto.
  • Comece progressivamente: pode começar a introduzir o exercício aeróbico de forma suave e progressiva, sem impacto. Para isso, o mais recomendado é recorrer a elípticas que pode encontrar em qualquer sala dos nossos ginásios GO fit.

Mas cada mulher e cada parto são diferentes, por isso, cada caso é diferente e cabe ao médico indicar quando cada mulher pode começar a fazer exercícios de impacto.

  • Se o parto foi natural, o tempo para voltar a fazer exercício pode ser cerca de 4-6 semanas, com cerca de 4 semanas de preparação antes de começar a correr.
  • Se o parto foi por cesariana, o tempo para voltar a correr poderá estender-se entre 6-8 semanas até ao início da atividade física com, também, mais 4 semanas de preparação antes de começar com o impacto.

Mas estas são recomendações gerais e, em cada caso, haverá sempre um diagnóstico e uma avaliação individuais para planear o seu regresso ao exercício após o parto.

Que exercícios podem ser feitos no pós-parto?

Os primeiros exercícios a fazer são aqueles que fortalecem o pavimento pélvico combinados com atividades sem impacto, tais como a elíptica que mencionámos anteriormente, desde que não tenha havido complicações.

Sem dúvida, um dos exercícios mais recomendados é o trabalho de hipopressivos, uma atividade que nos ajudará no processo de recuperação da zona. A ginástica abdominal hipopressiva é uma das principais recomendações no pós-parto. Através deste tipo de exercícios, aprendemos a melhorar o nosso controlo postural, respiratório e do diafragma. Mobilizamos vísceras como o útero, a bexiga e os intestinos, ajudando também a melhorar o tónus do pavimento pélvico após o parto. Além disso, este tipo de trabalho do core ajuda-nos a melhorar também a diástase abdominal resultante da gravidez.

Se conseguiu ter uma gravidez saudável e ativa, após o puerpério ou a quarentena, quando estiver física e mentalmente preparada, poderá recuperar gradualmente a sua atividade. Mas não queira apressar-se no seu regresso às sapatilhas, recupere e ouça o seu corpo… construa a partir do seu pavimento pélvico para voltar igualmente forte nas passadas.