28 Janeiro, 2022

4 passos para serenar a sua mente onde quer que esteja

Escrito por: GO fit

Conheça a técnica STOP

Relaxe a sua mente com estes 4 passos.

Quer seja um meditador experiente ou um novato, pode experimentar a STOP, uma estratégia básica, mas muito poderosa que o ajuda a estar alerta, concentrado e, ao mesmo tempo, sereno e descontraído. Em termos simples, é um processo de quatro passos que lhe permite tomar consciência de como se sente e do que está a acontecer para que a sua mente possa serenar. A ideia por detrás disto é que, descansando um pouco, nem que seja menos de um minuto, pode determinar a melhor decisão possível sempre que precisar.

  • S = Stop/Parar. Dê atenção ao momento presente. Pare e deixe de fazer o que estiver a fazer de forma consciente. Desative o modo fazer (pensamentos, ações) e ative o modo ser (sentir).
  • T = Tomar. Concentre-se na respiração. Respire fundos algumas vezes para se centrar e mergulhar completamente no momento presente. Largue esse ecrã e foque-se na respiração numa área do seu corpo concreta: na respiração do abdómen, no peito, nas fossas nasais ou em qualquer sítio onde a respiração se forme. Venha de onde vier, concentre-se nessa respiração.
  • O = Observar. Direcione a sua atenção para o seu corpo e a sua mente.

Observe o que está a acontecer com:

O seu corpo. Que sensações físicas identifica?

As suas emoções. O que está a sentir neste momento?

A sua mente. Que suposições está a fazer sobre o que sente? Que história está a contar a si próprio sobre o porquê de as ter?

O convite é para chamar a atenção para a sua experiência de uma forma mais ampla e aberta que não esteja realmente envolvida com a seleção, escolha ou avaliação, mas simplesmente com a detenção, tornando-se um recipiente para os pensamentos, sentimentos ou sensações no corpo que estão presentes e ver se os pode ver a cada momento.

  • P = Prosseguir. Continue com o que estava a fazer a partir de outro estado de consciência que lhe permitirá ter uma melhor perspetiva e responder, em vez de reagir.