26 Julho, 2021

5 dicas para aproveitar ao máximo os seus dias de descanso

Escrito por: GO fit

Recupere energia e potencie o seu treino graças aos seus dias de descanso

O equilíbrio entre o treino e o descanso.

A maioria das pessoas que treinam, especialmente as que treinam profissionalmente, tem sentimentos mistos sobre os dias de descanso. Muitas sentem que parar o treino equivale a deixar de progredir, mas isto é totalmente errado. 

É importante reconhecer a diferença entre os dois tipos de descanso: o descanso ativo e o descanso passivo. O descanso passivo é importante para quando se sente exausto, quando tem dores ou, no caso de atletas profissionais, quando tem um evento no dia seguinte em que tem de estar no seu melhor. 

No GO fit, recomendamos que inclua o descanso ativo na sua rotina saudável, pois isso irá ajudá-lo a:

  • Recuperar mais rapidamente do esforço dos dias de treino.
  • Reduzir o ácido lácteo acumulado nos seus músculos durante o treino.
  • Aumentar o nível de fluxo sanguíneo.
  • Eliminar toxinas.
  • Reparar ruturas musculares (pequenas) causadas pelo esforço físico.
  • Produzir glicogénio, ou seja, energia.
  • Fortalecer as células musculares, tornando-as mais resistentes à exaustão. 
O equilíbrio entre o treino e o descanso.

Conselhos gerais para os dias de descanso

Antes de lhe darmos as nossas 5 atividades favoritas para aproveitar ao máximo esse dia, vamos mencionar alguns conselhos gerais que pode aplicar quer opte por fazer um descanso ativo ou passivo.

  • Oiça o seu corpo: aproveite o dia de descanso para lhe prestar atenção. Especialmente quando se levanta, como se sente? Precisa de descansar mais? Apetece-lhe sair para se mexer? Há alguma parte que lhe esteja a causar desconforto? Pode até registar os seus sentimentos num caderno ou nas notas do telemóvel e ir comparando-as semana após semana. 
  • Durma o suficiente: o sono é fundamental para a saúde. Se sentir que precisa de uma sesta no seu dia de descanso, força! As pessoas demasiado ativas sentem, por vezes, que estão a perder tempo a dormir, mas o seu corpo está a desempenhar funções de reparação importantíssimas, por isso, entregue-se durma. 
  • Mantenha-se hidratado: Estar bem hidratado é vital todos os dias, mas também irá ajudar a sua recuperação. A água lubrifica o organismo, incluindo os músculos e as articulações, pelo que ajuda a reduzir o desconforto das cãibras e contraturas.
  • Cuide da sua alimentação: Preste atenção ao que come tanto nos dias de treino como nos dias de descanso. Para estes últimos, tente não abusar dos hidratos de carbono e dê prioridade às proteínas, às frutas e aos legumes frescos.
O equilíbrio entre o treino e o descanso.

5 atividades para aproveitar o seu dia de descanso

Sem mais demoras, eis a nossa lista de atividades para aproveitar ao máximo o seu dia de descanso e recarregar baterias para voltar renovado para o próximo treino:

  1. Desfrute das nossas aulas de Stretching: conecte-se com a sua respiração enquanto alonga e sinta cada parte do seu corpo. É uma boa forma de identificar possíveis desconfortos, contraturas ou partes do corpo que exijam mais atenção. 
  2. Pratique ioga: esta atividade é uma opção perfeita para aproveitar o seu dia de descanso. Tal como o alongamento, irá ajudá-lo a conectar-se com o seu corpo, a relaxar a mente e a identificar contraturas e dores. Porque, lembre-se, falamos sempre de descanso ativo.
  3. Saia para passear ou correr a um ritmo mais lento, ou se preferir, também pode dar uma volta de bicicleta, mas certifique-se de que não força demasiado. Aproveite o passeio!

Seja qual for a atividade que escolher para o seu dia de descanso, aproveite-a sem culpas e recarregue baterias para retomar a sua rotina de treino no dia seguinte. Lembre-se, o equilíbrio é importante para a saúde, e saber como descansar é tão importante como saber fazer exercício. 

A felicidade também pode ser treinada, mesmo nos dias de descanso.