4 Novembro, 2021

8 dicas para aprender a madrugar com energia

Madrugar sem sono é possível

O sono como preâmbulo de um bom dia. 

Há pessoas que adoram levantar-se ao amanhecer e fazem-no sem qualquer esforço. Para muitas outras, a manhã é um verdadeiro desafio. Se pertence ao segundo grupo, este artigo é para si. 

Antes de revelar as 8 dicas GO fit para madrugar com energia, voltemos atrás a um momento anterior que influencie muito a forma como se começa o dia: a noite anterior.

É impossível acordar com energia se não tivermos um sono reparador. Para o conseguir, temos de adotar hábitos de sono saudáveis.

As mais importantes são:

  • Ir para a cama à mesma hora todas as noites
  • Evitar os ecrãs, pelo menos, uma hora antes de se deitar. A luz azul perturba o sono. 
  • Não consumir cafeína à tarde e à noite.
  • Comer algo leve e evitar as bebidas alcoólicas à noite. 
  • Passar algum tempo ao ar livre todos os dias.
  • Limitar as sestas a um máximo de 20 minutos.
  • Fazer exercício diariamente

Os alimentos também influenciam a qualidade do sono.

Agora, assumindo que os seus hábitos de sono são saudáveis e que ainda lhe custa horrores madrugar com energia, continue a ler e descubra 8 truques para inverter esta situação e aproveitar ao máximo as suas manhãs. 

8 dicas para madrugar com energia. 

Algumas pessoas optam por madrugar para terem algum tempo de sossego antes de cumprirem os compromissos diários. Outras, pelo contrário, querem despachar todas as tarefas o mais cedo possível para terminar cedo e desfrutar de um momento livre durante a tarde. Qualquer que seja a sua razão, acordar cedo tem imensos benefícios. 

Eis 10 dicas para madrugar com energia e aproveitar ao máximo o seu dia. 

  1. Evite a todo o custo o botão snooze ou dormitar. 

O botão para adiar o despertador durante alguns minutos parece ser um grande aliado, mas, na realidade, é exatamente o oposto. Dormir de forma fragmentada a última parte do ciclo do sono é muito prejudicial para o descanso e pode mesmo arrastar esse cansaço e a letargia mental ao longo do dia.  

Se for fã de chamadas de despertar, aconselhamo-lo a programar um despertador para tocar 90 minutos antes da hora de se levantar e depois outro no último horário. Desta forma, conseguirá dormir um último ciclo de sono completo (que dura 90 minutos) e não sofrerá as consequências de um sono fragmentado.

  • Tente levantar-se à mesma hora todos os dias.

Sem ser demasiado rigoroso, o ideal seria incluir os fins de semana. Como é que isto o ajuda a acordar com energia? O ritmo circadiano, o processo biológico que regula o sono e a vigília, entre outras coisas, funciona melhor quando as variáveis são consistentes. 

  • Saia do seu quarto assim que acordar. 

Não há muita ciência aqui, é uma questão de senso comum, mas vale a pena mencionar porque muitas pessoas ficam às voltas na cama e isso convida a voltar a dormir. Quando acordar, saia do quarto o mais depressa possível. Desta forma, comunica ao seu cérebro que o dia já começou. 

  • Preste atenção à hidratação.

Um grande hábito a incluir assim que acordar é beber um grande copo de água (se juntar limão, ainda melhor). A fadiga é um sintoma típico de desidratação, por isso, se costuma acordar muito cansado, isto pode ter influência. Também é importante manter-se bem hidratado durante todo o dia. Aqui encontrará tudo o que precisa de saber sobre este assunto. 

  • Procure a luz.

Este conselho parece contraintuitivo, pois muitas pessoas precisam de escuridão total para dormir bem. Mas, a realidade é que quem quer acordar cedo e com energia deve optar por dormir em quartos onde a luz entra lentamente de madrugada. Além disso, a luz é outro dos fatores centrais reguladores do ritmo circadiano. Algumas pessoas também escolhem despertadores com luzes que se vão acendendo aos poucos. Existem até máquinas que simulam a luz do amanhecer. Qualquer que seja a sua técnica, se quiser madrugar sem problemas, procure a luz. 

  • Ponha o corpo em movimento. 

Ao dormir, especificamente na fase REM do sono, os músculos ficam literalmente paralisados. Ao acordar, depois de se hidratar, reserve para si próprio alguns minutos para alongar e esticar o corpo. Assim, libertará endorfinas que o ajudarão a sentir-se energizado para enfrentar o dia. O ioga é o exercício ideal para começar bem o dia.

  • Prepare pequenos-almoços energizantes

O pequeno-almoço é a refeição mais importante do dia. Isto não significa que o resto das refeições não sejam importantes e que, se comer um pequeno-almoço saudável, poderá comer qualquer bolo de seguida sem afetar a sua saúde. O que isto significa é que um bom pequeno-almoço nutritivo lança as bases energéticas para o dia. Se quiser madrugar com energia, experimente estes pequenos-almoços que são também ideais para treinar de seguida. Se costuma acordar com fadiga, aqui tem uma lista de alimentos a incluir na primeira refeição do dia que o ajudarão a combatê-la. Por fim, leia este artigo se quiser experimentar sementes de chia, um superalimento ideal para um pequeno-almoço enérgico. 

  • Faça com que valha a pena madrugar. 

Já reparou que quando tem um dia emocionante pela frente, acorda mais facilmente e com energia? Tente, tanto quanto possível, fazer das suas manhãs um momento de prazer. Planeie os seus dias para que se sinta motivado a acordar cedo. 

E ficamos por aqui hoje, amigos gofiteiros. Desejamos-vos despertares cheios de energia e dias pelos quais valha a pena madrugar. 

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