13 Março, 2023

A importância do descanso para ganhar massa muscular

Escrito por: Isabel Macías Chow

Escrito por Isabel Macías Chow

O descanso é tão importante que, atualmente, existe inclusive um Dia Mundial do Sono para sensibilizar acerca da importância de dormir bem. E desfrutar de um bom descanso é primordial tanto para a nossa saúde física como mental. 

Dormir bem tem uma relação estreita com a saúde e a qualidade de vida, pois é o momento em que o nosso corpo recupera, pelo que, quando o sono falha, a saúde e a qualidade de vida diminuem e podem levar a alguns distúrbios do sono. Mas o descanso também é fundamental se o seu objetivo for ganho muscular.

Contamos-lhe os segredos para essa parte invisível do treino.

Descanso e ganho muscular

Devemos diferenciar entre vários tipos de descanso dentro do campo do treino de força. São todos igualmente importantes, mas cada um tem uma finalidade muito diferente:

  • O descanso (do músculo) entre séries que, dependendo do número de repetições, durará entre 1 e 5 minutos, regra geral, dependendo sempre do tipo de treino que fizer, por exemplo, se estiver a treinar resistência, estes descansos serão mais curtos.
  • O descanso após um treino, ou seja, o período de recuperação muscular que ocorre instintivamente entre as 48 e as 72 horas seguintes a nível geral.
  • O descanso regular, ou, por outras palavras, as nossas horas de sono habituais, essenciais ainda mais se for depois de um treino, para garantir os benefícios do trabalho realizado.
treino de homem

O que acontece se for ao ginásio e não dormir bem?

Bem, se não dormir bem, pode estar a treinar demais sem obter resultados, pois a falta de sono pode levar a um ambiente catabólico onde o seu corpo começa a decompor alguma da massa muscular que está a trabalhar para ganhar.

Portanto, se ainda se questiona se o sono é importante para ganhar músculo, a resposta é um “Sim” redondo, é crucial.

Quanto devo descanso para ganhar massa muscular?

No atual ritmo de vida, é muito difícil dar prioridade ao descanso noturno e temos tendência a não lhe dar a importância que tem para a nossa saúde. Mas deve saber que nenhum suplemento, nutrição hiperproteica ou “trabalhar” com cargas elevadas o deixarão tão forte quanto dormir bem. Uma boa noite de descanso proporcionar-lhe-á a recuperação que o ajudará a melhorar a sua saúde, o seu estado de espírito e, acima de tudo, conseguirá continuar a melhorar a sua forma física.

O objetivo de muitas pessoas que fazem treinos centrados na força é a hipertrofia muscular, ou seja, diretamente o ganho muscular. Mas deve saber que, após este trabalho, as células que se encontram fora das fibras musculares treinadas reparam o “dano” criado pelo treino, a maior parte, enquanto dorme.

Além disso, durante o sono é quando o seu corpo repõe o glicogénio, uma fonte de energia para os seus músculos, que diminuir naturalmente em cada treino, pelo que é vital repor estas fontes de energia para cada treino.

homem que dorme no sofá

Mas quantas horas de sono são necessárias para o crescimento muscular? Um adulto necessita entre 7 e 9 horas de sono noturno e esta recomendação é especialmente importante para quem quiser aumentar a sua massa muscular ou ganhar músculo. Não é necessário dormir mais horas além das recomendadas, mas: dorme o que deve dormir?

Faça contas e provavelmente vai-lhe dar menos horas de sono de qualidade do que acha. Não é preocupante, mas está na hora de começar a melhorar o seu descanso.

Como dormir mais e melhor?

Existem pequenas ferramentas que nos podem ajudar a melhorar a nossa capacidade de sono, embora uma das mais recomendadas seja manter um horário de sono regular. Conseguir um padrão de descanso profundo ajudar-nos-á a reparar completamente. Tome nota destes pequenos conselhos para dormir melhor:

  • Evite o álcool e a cafeína: pelo menos, seis horas antes da hora de se deitar, seria aconselhável evitar ingeri-los.
  • Não faça exercício intenso antes de ir para a cama: por vezes, é-nos impossível treinar de manhã, mas se treinar à noite, não se preocupe, treinar à tarde também tem os seus benefícios
  • Desligue, pelo menos, 1 hora antes de se deitar: apague as luzes, substitua o episódio da sua série favorita por uma leitura na cama, ponha o telemóvel em modo voo uma hora antes de se deitar e dê prioridade a criar o melhor clima para descansar.
  • Sono polifásico e hipertrofia: Se treinar de manhã e depois do almoço, pode fazer uma sesta, recuperará muito melhor! Se não tiver conseguido dormir mais de 6 horas, tente recuperar, pelo menos, 90 minutos durante o dia, isso ajudá-lo-á a alcançar o seu objetivo.

Permita-se reduzir os níveis de stress e cortisol, e conseguir render fisicamente no dia seguinte. Às vezes, não é melhor mais uma série, mas sim, descansar como deve ser.