28 Novembro, 2022

Descubra os benefícios da hidroterapia

Escrito por: GO fit

Hidroterapia para tolerar o frio

É um facto que a temperatura, em qualquer dos seus extremos, é um fator que influencia diretamente o nosso estilo de vida e causa variações sazonais nas nossas atividades. Quer socialmente, no trabalho ou pessoalmente, tentamos adaptar as nossas ações a estas mudanças de temperatura.

Na estação do Outono-Inverno, a rotina desportiva faz parte destas mudanças e também é necessário adaptar as nossas atividades às baixas temperaturas, para salvaguardar a nossa saúde e prevenir lesões. Além de um bom aquecimento para preparar cada um dos músculos que farão parte do treino, há outras atividades que beneficiarão o seu rendimento a longo prazo nas alturas mais frias do ano.

Durante os últimos meses do ano, nas fases de maior tensão ou depois de praticar desporto, dedicar alguns minutos para desfrutar e relaxar no circuito hidrotermal do nosso spa não só nos permitirá recuperar o bem-estar e recarregar as baterias, como também preparará o nosso corpo para assimilar facilmente as mudanças de temperatura.

Os nossos especialistas do GO fit LAB recomendam dedicar 15 a 20 minutos de relaxamento a desfrutar da hidroterapia após uma sessão de treino no seu centro GO fit.

Tipos de banhos e respetivos benefícios

A hidroterapia é um método que utiliza a água para fins terapêuticos. Os seus benefícios para o corpo e a mente são muitos, descubra o que a água pode fazer por si no Inverno!

  • Nos banhos frios, tonificará e revigorará o seu corpo. Mesmo que a sua pele fique mais pálida no início, não se preocupe! Se aguentar durante alguns minutos, verá a sua pele ficar rosada graças à dilatação das pequenas artérias epiteliais. É aconselhável para todos, exceto para quem tem problemas cardíacos ou tensão nervosa.
  • Nos banhos quentes, melhorará a atividade excretora da pele. Graças à dilatação das artérias, conseguirá favorecer a transpiração.
  • Por último, se alternar entre ambos os banhos várias vezes, estimulará a circulação sanguínea e reduzirá as inflamações. Mergulhe dois ou três minutos em água quente e, depois, passe pelos banhos frios. Notará como o seu corpo começa a tolerar melhor as baixas temperaturas.

Os jatos, por outro lado, atuam na estabilização da temperatura corporal através dos capilares, das veias e dos vasos linfáticos.

Os que se aplicam no joelho e na coxa atuam sobre a bexiga e as hemorroidas, bem como sobre os órgãos da barriga e da pequena pélvis; os jatos para os braços, o peito e as costas atuam sobre os órgãos respiratórios e o sistema cardiovascular; e por último, os jatos para a nuca e as lombares são perfeitos para os músculos da coluna vertebral.

As piscinas de hidromassagem são perfeitas para tonificar a pele, relaxar os músculos, estimular o sistema circulatório e reduzir os efeitos do stress.

Venha ao nosso spa e descubra todos os benefícios de uma sessão de hidroterapia!