8 Setembro, 2021

A importância do autocuidado para o bem-estar

Aprenda a cuidar de si própri@.

Na vida adulta, uma das verdades que se revela com mais força é de que cada pessoa é responsável pelo seu próprio bem-estar. O autocuidado é uma das maiores responsabilidades de um adulto para consigo próprio e o segredo para viver uma vida feliz. 

É a ciência que o diz…

Em 1994, uma enfermeira teórica reconhecida, Dorothea Orem, definiu o autocuidado como uma conduta que existe em situações concretas da vida, dirigida pelas pessoas sobre si próprias, para os outros ou para o meio envolvente, para regular os fatores que afetam o seu próprio desenvolvimento e funcionamento em benefício da sua vida, saúde ou bem-estar. 

O autocuidado é, portanto, o caminho para viver uma vida menos stressante, mais alegre e saudável. O ponto é que, mais do que reservar um dia para o autocuidado, é uma prática que devemos incorporar na nossa vida diária.

Para cultivar um estilo de vida saudável, há que abordar o autocuidado desde um lugar holístico que inclua corpo e mente. São muitos os fatores que, em conjunto, produzem o bem-estar de uma pessoa. Os principais são a nutrição, o descanso, o exercício físico e a motivação, ou seja, estar ativamente envolvido em alguma atividade como membro da sociedade. Continue a ler e descubra os nossos conselhos para cuidar de si. 

Guia de autocuidado GO fit. 

Muitas pessoas confessam que não se podem dedicar ao autocuidado por falta de tempo. É verdade que, hoje em dia, andamos todos a correr de um lado para o outro, cheios de compromissos e obrigações, mas a sua maior responsabilidade é para consigo própri@. Além disso, muitas vezes, são as pequenas mudanças – que quase não nos ocupam tempo – que fazem a diferença. Vejamos ponto a ponto as principais áreas nas quais é importante focar-se e cuidar de si para estar forte e saudável. 

  1. Nutrição

O combustível que dá ao seu corpo é determinante para o seu estado de saúde geral. Tente levar uma alimentação saudável, completa e equilibrada, na qual predominem frutas, verduras e hortaliças, proteínas de boa qualidade, cereais integrais e sementes. Evite os doces, os alimentos processados, o álcool e o tabaco.

Se não estiver habituado a alimentar-se de forma saudável, comece com algumas pequenas mudanças: escolha as frutas que mais lhe apetecerem, evite o álcool durante a semana, procure opções doces que também o alimentem, etc. Pode propor-se começar por tomar um pequeno-almoço saudável, quando tiver este hábito enraizado, avance para a próxima refeição e assim sucessivamente, até encher o seu dia de superalimentos.

  • Exercício: 

No GO Fit, não nos cansamos de falar dos múltiplos benefícios a curto, médio e longo prazo de realizar atividade física frequente. Por isso, venha ao seu centro ou treine connosco através de gofit.tv, o importante é que se mexa!
Pode dançar, correr, nadar, fazer ioga, levantar pesos, caminhar, andar de bicicleta e mais. O que não pode é esquecer-se de fazer exercício, pois é uma grande descarga a nível físico e mental, e traz grandes benefícios para a sua saúde.

  • Descanso: 

Este ponto é tão importante como os anteriores e, muitas vezes, ignoramo-lo. Assim como alimentar-se de forma saudável e mexer o corpo frequentemente são fundamentais para viver bem, saber quando parar e descansar é igualmente importante. Num mundo que celebra o fazer, fazer e fazer, parar a máquina e descansar é um verdadeiro gesto de autocuidado.

4. Motivação:

É claro que não devemos esquecer a necessidade de continuar a aprender, continuar a crescer e continuar a melhorar como pessoas. Por isso, é igualmente importante ter presentes os nossos objetivos e mantermo-nos sempre ativos e motivados. Não poderíamos imaginar um guia para o autocuidado sem ter em conta este ponto, pois também temos de cuidar da nossa mente e afastar-nos daquilo que não nos ajuda ou não nos faz felizes. Também devemos ter isso presente todos os dias.

Tente abrandar várias vezes por dia para ver como se sente, como o seu corpo e a sua mente estão. Ninguém o conhece melhor do que você própri@ e ninguém tratará do seu bem-estar melhor do que você. Se o difícil foi estabelecer rotinas saudáveis novas, consulte este artigo em que damos alguns conselhos apoiados pela ciência para conseguir criar hábitos novos e mantê-los no tempo. 

A felicidade treina-se, o autocuidado também.

Artigos relacionados