22 Outubro, 2021

A mudança de estação tambén afeta a sua motivação desportiva

Descubra os segredos para que nada o pare.

Sabia que a mudança de temperaturas do Verão para o Outono afeta diretamente a sua motivação desportiva?

De certeza que já reparou que, quando o Verão termina, o nosso corpo repara nisso e sentimo-nos fisicamente mais cansados e mais lentos (e não apenas porque as férias acabaram, o que também tem influência).

Esta situação é real e tem um nome, é conhecida como “depressão sazonal”, e é causada pelas baixas temperaturas, pelos dias de chuva e pela falta de horas de luz solar, que alteram o seu relógio biológico interno, o responsável por controlar as suas funções fisiológicas e mentais que dependem do dia e da noite:

  • Os estados de sono e vigília: e pelo que se sente mais cansad@ durante o dia e podemos ter mais dificuldade em adormecer à noite.
  • A temperatura corporal: e por isso, sentirá mais frio do contraste entre o Verão e o Outono, embora as temperaturas ainda não sejam tão baixas como no Inverno.
  • A secreção de hormonas: sentir-se-á mais sensível e, por isso, notará que os dias de chuva parecem especialmente tristes, sem saber realmente porquê.

Agora, cabe-lhe a si inverter esta situação e fazer do Outono a melhor estação para treinar.

Contamos-lhe os segredos para que a mudança de estação não prejudique a sua motivação:

  1. Encontre coisas diferentes que o façam ter vontade de não perder nada: pode ser uma atividade nova, um outfit com que se sinta especialmente confortável, ou traga o seu melhor amigo para treinar consigo. O regresso à rotina pode ser o que nos dá mais preguiça e é por isso que é muito importante tentar fazer coisas novas todos os dias, viver pequenas experiências que nos façam fugir da rotina e nos ajudem a estar sempre motivad@s.
  2. Estabeleça um horário: aproveitar ao máximo as horas do dia vai ser a sua principal prioridade nesta estação, não só porque o seu corpo ainda precisa de produzir vitamina D, algo que acontece quando a sua pele está exposta à luz solar direta, estabelecer um horário pode ajudá-lo a garantir que não perde nada. Por exemplo: todas as segundas-feiras às 19:00h tenha a sua roupa de treino pronta porque não pode faltar à sua aula de Ioga.
  3. Descanse o suficiente: como já comentámos antes, a falta de luz solar e a mudança do tempo fazem com que o seu relógio biológico interno se altere a tal ponto que lhe seja difícil conciliar o sono à noite, por muito cansad@ que esteja. Por isso, é importante estabelecer também um horário para dormir, adiantar um pouco o relógio para se deitar mais cedo e o seu corpo se habituar gradualmente à nova hora.
  4. Acrescente uma banda sonora a tudo o que fizer que lhe dê mais “preguiça”: a música pode ser um grande aliado na hora fazer o que lhe custar mais. Por exemplo, para os dias de chuva, recomendamos-lhe a playlist mais alegre que tiver, garantimos-lhe que o seu estado de espírito aumentará visivelmente.

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