Ativar-se fisicamente é ativar a sua qualidade de vida
Estes são os benefícios físicos e psicológicos de incluir o hábito desportiva sua vida.
Saber que ter uma vida ativa é bom para a sua saúde, não é novidade. Está cientificamente provado que os hábitos desportivos não só prolongam a sua vida, como também o ajudam a vivê-la em melhores condições. No entanto, em Portugal, a percentagem de população que cumpre com as Indicações da Organização Mundial de Saúde, em matérias de atividade física e desporto limita-se a 23%, apesar de:
- Melhora a forma e a resistência física: fortalece os músculos melhorando a capacidade funcional e diminuindo o risco de sofrer quedas e lesões. Também ajuda a manter uma boa densidade óssea. Melhora a flexibilidade e a mobilidade das articulações. Por último, diminui a sensação de fadiga em esforços rotineiros.
- Melhora o bem-estar mental: reduz os sintomas de ansiedade e stress, melhora o sono e reduz o risco de depressão. Além disso, aumenta a perceção de bem-estar e satisfação com o próprio corpo.
- Melhora a função cognitiva.
- Contribui para o desenvolvimento da massa muscular.
- Melhora o bem-estar social: fomenta a socialização e aumenta a autonomia e a integração social, especialmente para pessoas com incapacidade.
- Contribui para a manutenção de um peso adequado.
- Reduz o risco de desenvolver doenças: como diabetes tipo 2, Doenças cardiovasculares, hipertensão arterial, cancro da mama ou cólon, hipercolesterolemia.
- Atrasa a evolução de algumas doenças crónicas: como diabetes, hipertensão, hipercolesterolemia e obesidade, a partir do momento em que se desenvolvem.
Para poder desfrutar destes benefícios, a Organização Mundial de Saúde, recomenda alguns parâmetros mínimos de atividade física semanal:
- 150 minutos de atividade física moderada.
- 75 minutos de atividade física vigorosa.
A OMS também recomenda outras medidas que aumentem o número de minutos que destinamos à atividade física, como realizar de forma ativa as nossas deslocações diárias (andar a pé, de bicicleta, utilizar escadas em detrimento de elevadores…)
Além disso, a atividade deve realizar-se de forma regular, ou seja, distribuí-la ao longo de toda a semana. Quantos mais dias, melhor. Devemos também realizar, pelo menos 2 vezes por semana, atividades de fortalecimento muscular e melhora da massa óssea que incluam os grandes grupos musculares, assim como atividades que nos ajudem a ganhar flexibilidade.
No GO fit trabalhamos para ativar 100% da população.
Viva mais e melhor connosco!