8 Junho, 2023

Benefícios do colagénio e do magnésio para os desportistas

Escrito por: Lucía Díaz Madurga

As propriedades sobre o tecido conjuntivo e a proteção contra o desgaste das articulações dos atletas e dos idosos são duas das razões e dos benefícios do consumo do suplemento de colagénio com magnésio. Para compreender a importância e as propriedades de ambos os suplementos, é fundamental saber para que serve cada um deles

Para que servem o magnésio e o colagénio

Os benefícios do colagénio e do magnésio são diferentes se forem tomados separadamente ou juntos. O magnésio é um micronutriente envolvido na formação de todos os tecidos do corpo humano. A sua carência manifesta-se por fraqueza física e mental, mau aspeto da pele e do cabelo, bem como uma tendência para o nervosismo. Os benefícios do consumo de magnésio podem ser observados na melhoria da fadiga física ou falta de energia durante o treino, numa melhor recuperação física após os esforços, na redução da ansiedade, numa melhor conciliação do sono, numa maior luminosidade da pele e do cabelo, bem como numa melhoria do stress mental. Por estes motivos, as pessoas que praticam desportos de alta intensidade ou que realizam trabalhos e esforços físicos pesados podem necessitar de níveis mais elevados de magnésio.

Por outro lado, o colagénio é uma proteína presente em diferentes partes do corpo humano e animal, que serve para proteger a cartilagem das articulações contra lesões, daí ser um suplemento realmente importante para quem realiza atividades que exigem grandes esforços.

Para que servem o colagénio e o magnésio nas articulações

A importância do colagénio e do magnésio, no caso dos atletas, reside em tudo o que está relacionado com a recuperação muscular e articular durante o treino. Evitar uma lesão desportiva, bem como conseguir uma recuperação mais rápida e sólida, é fundamental para quem pratica desportos de alta intensidade. Por todos estes motivos, os atletas de alto rendimento centram-se nos benefícios do consumo de colagénio com magnésio, mas o que é que faz? E como se consome?

Como se toma colagénio com magnésio?

A ingestão de uma quantidade adequada de colagénio e magnésio é fundamental para as pessoas que praticam desporto, para conservar a massa muscular, favorecer a regeneração de tecidos do aparelho locomotor, melhorar o estado das articulações, aumentar o rendimento desportivo e evitar cãibras musculares, pelo que a suplementação de colagénio com magnésio é fundamental para ingerir a grande quantidade de que necessitam diariamente. Não existe uma forma única de obter e usufruir dos benefícios do colagénio com magnésio. Dependendo das preferências do consumidor, o colagénio com magnésio pode ser tomado em comprimidos ou em pó.

Embora os comprimidos possam ser uma forma mais fácil de consumir, transportar e ajustar a dosagem – pois estão pensados para ser tomados às refeições – algumas pessoas prefiram tomar em pó. Neste caso, é necessário ter um cuidado especial com as quantidades, juntamente com um nutricionista ou personal trainer, para não exagerar no consumo de doses elevadas. Esta alternativa é uma das melhores para quem necessita de uma suplementação de colagénio com magnésio em doses elevadas. Além disso, o método de preparação é muito simples: basta diluir a medida da mistura de colagénio e magnésio em pó num copo de água. Melhor ainda, está disponível em diferentes sabores. Trata-se de uma excelente alternativa para as pessoas que têm dificuldade em engolir cápsulas ou comprimidos ou que têm problemas de deglutição, e para as pessoas que preferem otimizar o seu tempo e tomar uma dose única de colagénio com magnésio.