5 Setembro, 2022

Decálogo para uma vida saudável

Segredos para escolher uma vida melhor

Como melhorar a sua saúde, alterando a sua rotina diária.

Não lhe vamos dizer nada de novo, mas vamos relembrar-lhe como pode escolher uma vida melhor implementando alguns pequenos hábitos que farão a diferença na sua rotina diária.

Os hábitos saudáveis são a base para se atingir qualquer objetivo que se tenha e baseiam-se em 4 pilares básicos: Exercício físico, nutrição, descanso e motivação. Se estiver a ler este post, a motivação é garantida! Vamos abordar os outros 3 pilares e algumas mudanças simples baseadas neles que certamente o ajudarão a melhorar a sua rotina diária:

1.- Faça exercício físico, pelo menos, 3 dias por semana.

Tenha em mente que o corpo humano foi criado para se manter em movimento, por isso, a primeira lição a aprender para uma vida melhor é evitar o sedentarismo e dar ao corpo a “marcha” de que necessita.

Nos nossos centros GO fit, temos uma grande variedade de atividades dirigidas de todos os tipos de entre as quais pode escolher a que melhor se adapta às suas preferências, gostos ou necessidades.

Ou, se preferir, pode optar por um treino em sala onde pode fazer um treino aeróbico ou “cardio”, em combinação com um treino de tonificação muscular, que o ajudará a evitar certos tipos de dores musculares e articulares, tais como a lombalgia ou o torcicolo.

Existem mil opções para se manter ativo, mesmo nos dias em que tem menos tempo, pode continuar a fazer os seus treinos favoritos onde quiser com a gofit.tv, a nossa plataforma digital que lhe oferece mais de 2000 conteúdos para desfrutar treinando.

E o que quer que escolha para manter o seu corpo em movimento, no GO fit, pode contar com a ajuda dos nossos grandes profissionais, que, através do novo método GO fit, o orientarão durante todo o processo de alcançar uma vida melhor.

2.- Pequenas alterações que farão a diferença

Em relação ao ponto anterior, quando se trata de nos mantermos em movimento, cada pequena ação conta para o nosso corpo. É por isso que fazer mudanças na nossa rotina diária que, à primeira vista, parecem insignificantes, pode fazer uma grande diferença para a nossa saúde.

Um exemplo claro disto pode ser dar prioridade a caminhar ou andar de bicicleta em vez de usar o carro, somando tudo e 20 minutos a pé todos os dias podem ser o complemento perfeito para cumprir a sua atividade diária.

Até poderíamos levar esta ideia um passo mais longe, combinando-a com subir as escadas em vez de optar pelo elevador ou pelas escadas rolantes!

3.- Cuide da sua alimentação

A alimentação é responsável por uma percentagem muito elevada da nossa saúde, pelo que cuidar dela deve ser uma das prioridades a ter em conta quando caminhamos rumo a uma vida melhor.

Ao contrário do que tendemos a pensar, comer bem não tem nada que ver com dietas restritivas ou privar-nos de certos alimentos – bem pelo contrário. O segredo está em manter um equilíbrio e consumir alimentos que nos aportem todos os nutrientes de que o nosso corpo necessita para se sentir bem.

Implementar hábitos saudáveis, tais como os indicados abaixo, na nossa rotina diária contribuirá em muito para um melhor estilo de vida

  • Manter o corpo hidratado. É recomendado beber, pelo menos, 2 litros de água por dia.
  • Reduzir a ingestão de sal para evitar a retenção de fluidos e a hipertensão.
  • Limitar o consumo de álcool ao máximo.
  • Fazer 5 refeições por dia. Desta forma, “sobrecarregará” menos o sistema digestivo e ocorrerão picos de glicose mais baixos.

Com o nosso Plano Premium, nutricionistas profissionais ajudá-lo-ão a encontrar uma dieta equilibrada e que se adapte às suas necessidades mais específicas e aos seus objetivos.

4.- Descanse adequadamente

Tendemos frequentemente a esquecer o descanso como um dos ingredientes-chave para uma vida saudável, quando, na realidade, o pilar do descanso é tão importante como os outros. 

O sono é primordial, não só para a recuperação após o esforço, mas também para recuperar o status quo de todos os tecidos do nosso corpo. A falta de sono está relacionada com doenças crónicas como a diabetes ou a hipertensão e com doenças do sistema nervoso como a demência ou o Alzheimer.

À medida que envelhecemos, a possibilidade de contrair doenças crónicas aumenta devido a algumas das patologias associadas ao sedentarismo: hipertensão, hipercolesterolemia, obesidade, hiperglicemia, dores articulares… Se a sua carga genética para estas patologias não for alta, é possível que consiga controlar-se sem ajuda de medicação. Não acha que vale a pena?

Ao pôr em prática os 4 pilares de hábitos saudáveis, pode escolher viver uma vida melhor.

Artigos relacionados