20 Setembro, 2021

Descubra como se manter motivado quando atingir os seus objetivos de treino

O papel dos objetivos no treino (e na vida)

Tanto no treino como em qualquer área da vida, estabelecer objetivos claros é muito importante para progredir e não desistir perante qualquer obstáculo

Os objetivos, especialmente quando são específicos, realistas e mensuráveis, são os seus aliados para crescer e alcançar o que se propôs a fazer e mantêm-no motivado ao longo do caminho. A constância e a perseverança são fundamentais para os sustentar. São os objetivos que o levam a trabalhar arduamente, a manter-se concentrado e a esforçar-se para alcançar coisas que não parecem possíveis quando se está a começar. Mesmo quando não consegue atingir um objetivo pelo qual trabalha arduamente, aprende ao longo do caminho sobre esforço e perseverança. 

Agora, depois de alcançar os seus objetivos de treino: O que se segue? Suponha que se preparou mês após mês para correr uma meia maratona e, quando chegou o dia, com muito esforço e sacrifício, conseguiu completar a corrida. O que acontece a seguir?

Esta é uma questão que muitos desportistas se colocam e que se aplica, como dissemos no início, a muitos aspetos das nossas vidas em que estabelecemos objetivos que, um dia, acabamos por alcançar. Há muita literatura disponível sobre como estabelecer objetivos, sustentá-los e até mesmo atingi-los, mas pouco se diz sobre o que acontece depois os atingirmos. 

O que fazer quando alcança os seus objetivos?

Em geral, o que fazemos quando os alcançamos está intimamente relacionado com a forma como chegámos lá. Se o seu caminho foi gradual, foi adquirindo hábitos e a ajustando o seu estilo de vida, é mais provável que consiga manter o que alcançou ao longo do tempo do que se atingisse o seu objetivo de forma mais drástica ou abrupta. 

Deixamos-lhe aqui alguns conselhos para que não perca a motivação nem volte atrás no que conseguiu alcançar. 

  1. Aproveite um momento para APRECIAR o que conseguiu

Se conseguiu correr ou nadar, ou caminhar o número de quilómetros a que se propôs, por exemplo, a primeira coisa que lhe aconselhamos é tirar um momento para se conectar à gratidão pelo que conseguiu. Não é todos os dias que se consegue atingir um objetivo claro e concreto, por isso, antes de mergulhar no “que se segue”, pare e veja tudo o que percorreu para chegar ao ponto em que se encontra hoje.

  • CONECTE-SE consigo própri@

Para além de se conectar ao caminho que o levou até lá, observe como se sentiu ao percorrê-lo e como se sentiu ao alcançar o objetivo. Foi mais difícil do que pensava? Alguma parte da viagem custou-lhe mais do que outra? Como superou os obstáculos que encontrou? Registar estas questões permitir-lhe-á conhecer-se melhor a si próprio e compreender como funciona quando pretende alcançar um objetivo. Também se pode conectar com a forma como se sente agora que conseguiu o que se propôs a fazer. Sente-se realizado? Sente-se ansioso por terminar algo que o mantém motivado?

  • MANTENHA o que alcançou 

Se quiser manter o que conseguiu até agora, não pare. Continue a treinar para correr, caminhar, nadar, fazer ioga ou o que tiver decidido. A chave para uma vida saudável é manter-se sempre em movimento, por isso, procure dentro de si a motivação para continuar a esforçar-se por sustentar o que conseguiu alcançar. Nunca pense em si próprio em termos de algo acabado, nem que tenha conseguido atingir um objetivo pelo qual trabalhou muito tempo. Pode sempre continuar a melhorar.

  • MUDE o foco

Se, depois de alcançar o seu objetivo, sentir que precisa de desanuviar a cabeça, é uma ótima altura para fazer algo diferente. Desafie-se a experimentar coisas novas, mas não tenha medo de continuar a fazer o que gosta, se é algo de que continua a gostar tanto como sempre.

  • ESTABELEÇA novos objetivos

Com o objetivo alcançado e a reflexão sobre o caminho percorrido, chegou a altura de visualizar o que vem a seguir. Nenhum objetivo, especialmente de treino, pode ser o final. Há sempre algo mais que se pode fazer.

Como tudo na vida, o treino físico tem que ver com crescer, melhorar a sua saúde e a sua qualidade de vida. Isto é o que importa, mais do que alcançar qualquer objetivo concreto. O segredo é desfrutar do caminho e ficar motivado para melhorar. 

Viva mais e melhor, viva GO fit.

Artigos relacionados