24 Junho, 2021

Descubra o que a exposição solar (controlada) pode fazer pela sua saùde

10 benefícios da exposição solar

O verão aproxima-se e com ele os dias longos repletos de horas de sol. Uma boa proteção é imprescindível para evitar as doenças causadas pela luz no nosso organismo e o fotoenvelhecimento mas… Sabe todos os benefícios que a exposição solar controlada tem para o seu organismo?

1. Vitamina D

É um dos benefícios mais populares da exposição solar. Os raios ajudam a produzir vitamina D na pele, uma vitamina essencial para a saúde dos seus ossos e dentes, uma vez que favorece a mineralização do sistema ósseo, favorece a absorção de cálcio e fósforo para o intestino e evita a pedra no rim.

2. Ajuda a melhorar a sua pele

Está provado que apanhar sol ajuda a combater algumas doenças de pele como acne ou psoríase. Para isso, a exposição solar deve ser controlada, na primeira hora da manhã ou no final da tarde, sem exceder os trinta minutos diários. A pele é equilibrada e melhora a sua aparência a partir da primeira semana.

3. Aumenta a predisposição a estar de bom humor

Os raios UV aumentam a produção de serotonina, um neurotransmissor relacionado com a sensação de bem-estar que também intervém na regulação do sono, temperatura do corpo e comportamento sexual. Em suma, uma potente arma para combater o stress diário, o cansaço ou a depressão.

4. Estimula suas defesas

Numerosos estudos concluem que o sol é capaz de aumentar o número de glóbulos brancos ou linfócitos, as células encarregadas da primeira defesa contra as infeções.

5. Regula o seu metabolismo

Os banhos solares têm um efeito positivo sobre as glândulas tireóideas e hipófise, ajudando a uma correta regulação da secreção hormonal. Além disso, regula o metabolismo da glicose, reduzindo sua concentração no sangue.

6. Equilibra o colesterol

A luz solar contribui para metabolizar as gorduras. Estranhamente, as pessoas que vivem em climas ensolarados têm menos incidência de doenças cardiovasculares. Os níveis de colesterol são mais baixos no verão, em parte porque a luz UV é necessária para metabolizar o colesterol, e quando tomamos o sol diminui o nível de colesterol e evita que se cole às artérias.

7. A vitamina D reduz a pressão sanguínea

A exposição solar provoca uma vasodilatação dos vasos sanguíneos superficiais e aumenta a circulação do sangue na pele, diminuindo os valores de pressão arterial.

Novamente, este fenómeno é explicado pelo papel desempenhado pela vitamina D no nosso organismo, já que quando os níveis desta aumentam, diminuem os níveis de hormona paratiroideia encarregada de libertar o cálcio dos ossos e regular a pressão sanguínea.

8. Previne o cancro

A explicação para esta proteção natural está de novo no efeito protetor da vitamina D contra os tumores. Estudos recentes descobriram que a luz solar ajuda a proteger não só do cancro de mama e cólon, também contra outros tumores, como o de ovário, bexiga, útero, estômago, linfomas e próstata.

9. Melhorar a qualidade do sono

O efeito dos raios UV sobre outra hormona, a melatonina, fazem-se notar no verão. Os níveis de melatonina, responsável por regular o ciclo de sono, no sangue são mais elevados durante a noite, quando não há luz. Quando há luz, a melatonina desce e nos sentimos mais acordados e ativos. Então, se quiser aproveitar ao máximo as horas do dia, nada melhor do que aproveitar os efeitos despertadores da luz solar.

10. Melhore o seu desempenho cognitivo e a produtividade

Em linha com o efeito anterior, a luz natural sempre definiu os nossos períodos de atividade, ativando o nosso cérebro e mantendo-nos atentos. A exposição solar está associada a uma melhoria da função cognitiva e há estudos que a relacionam com um menor risco de sofrer de doenças neurodegenerativas como Parkinson ou demência.

Artigos relacionados