22 Julho, 2022

Dicas para uma vida activa

Um estilo de vida activo é essencial para uma boa saúde, tanto física como mental. Se olharmos para as estatísticas, a Espanha tem a segunda maior taxa de excesso de peso da Europa. No que diz respeito à saúde mental, seguir um estilo de vida activo pode ajudar nos tratamentos para a ansiedade ou depressão. Desta forma, mudar pequenos detalhes da nossa vida diária tornar-nos-á muito mais saudáveis no exterior, mas também no interior.

Caminhe mais


Se correr não é uma das suas actividades favoritas, existem outras alternativas igualmente benéficas. Caminhar é muito saudável, e algo que todos podemos fazer, em maior ou menor grau. É possível caminhar por quase todo o lado, aproveitando as belas áreas do nosso bairro, jardins ou parques. Ao simplesmente caminhar continuamente durante 30 minutos por dia, já está a proporcionar ao seu corpo uma actividade saudável. Pode também optar por deixar o seu carro na garagem e percorrer pequenas distâncias a pé ou, se trabalhar na cidade, pode caminhar, combinando o seu passeio com alguns transportes públicos.


Não evite as escadas


Subir escadas é uma das acções que encontramos todos os dias que nos pode ajudar a incluir o exercício nas nossas vidas. É uma actividade que podemos fazer em qualquer edifício e que podemos simplesmente incorporar na nossa rotina se deixarmos de fora o elevador ou a escada rolante. Pode habituar gradualmente o seu corpo a esta nova actividade. Comece por subir vários lances de escadas e o último por elevador, por exemplo, e aumente gradualmente a distância até conseguir fazer toda a viagem por escadas.


Não subestime os alongamentos


Sabia que o alongamento também o mantém activo? Embora possa não parecer um grande exercício, esticar o corpo é um hábito muito benéfico para iniciar uma vida mais activa. Ao fazer alongamentos diários ou algumas actividades de ajuste GO direccionadas, tais como pilates, alongamentos ou costas saudáveis, pode estimular o seu corpo e acordá-lo depois de estar inactivo ou a descansar durante algum tempo.


Pausas no trabalho


A actividade mental pode deixar-nos cansados. Por esta razão e em nome da nossa saúde física, é também necessário fazer pausas no trabalho. Estes são óptimos momentos para nos movimentarmos, passear pelo escritório, esticar as pernas e desligarmo-nos do stress do trabalho.


Limpeza em movimento


A limpeza é uma tarefa que todos nós fazemos para viver num ambiente adequado e saudável. E à medida que limpamos, pomos os nossos corpos em movimento. Estabelecer uma rotina diária, semanal e mensal em função das tarefas e do tempo necessário. A sua casa irá agradecer-lhe a si e ao seu corpo, também.

Não se esqueça da água

Pode parecer que não tem cérebro, mas é preciso beber água todos os dias. Tente manter uma garrafa de água sempre perto de si para melhorar a sua saúde.
Tirar partido da tecnologia
A nova tecnologia pode ajudar com estas pequenas mudanças. Por exemplo, pode accionar um alarme de duas em duas horas para se levantar e esticar as pernas no trabalho. Também pode descarregar a aplicação My GO fit para complementar a sua rotina GO fit ou desfrutar das nossas actividades guiadas praticamente em qualquer lugar.

Usar a música


A dança é uma das actividades em que mais energia colocamos, uma das que mais desperta o nosso corpo e é a menos difícil de fazer; e fazer coisas de que gostamos motiva-nos sempre mais. Em GO fit pode desfrutar de muitas actividades dirigidas onde pode apreciar a dança acompanhada da melhor música, tais como as nossas aulas de Zumba, Dança, Aeróbica ou GO fit Rhythms onde só tem de se deixar levar pelo ritmo.


Os pequenos momentos da televisão


Se tiver algum tipo de equipamento de treino em casa, quer sejam halteres, elásticos, um tapete de alongamento ou uma bicicleta de exercício, pode aproveitar os momentos em que está a ver o seu filme ou série preferida para pôr o seu corpo em movimento. Pequenas pranchas de exercício para fazer enquanto se vê televisão, ou fazer agachamentos ou flexões durante os anúncios publicitários.


Não se esqueça de descansar


Falamos de ser activo, e para ter uma vida activa, é essencial estar descansado. É importante obter as horas de sono necessárias para que a nossa mente e corpo estejam a 100% e possam estar activos no dia seguinte.

Artigos relacionados