27 Outubro, 2021

Está na hora de cuidar do nosso único lar

Escrito por: GO fit

Porque não há planeta B

A nossa saúde e o nosso bem-estar estão intimamente ligados ao ambiente em que vivemos e aos estilos de vida que adotamos. Rodearmo-nos de um ambiente que promova os hábitos saudáveis de exercício físico e desporto e uma alimentação saudável e equilibrada será de importância primordial para o nosso bem-estar, mas, acima de tudo, com um impacto direto na possibilidade de alcançar uma vida plena, é a nossa capacidade de preservar e restaurar a saúde do nosso único lar: o planeta e os seus ecossistemas.

Os estudos científicos realizados ao longo das últimas décadas apenas confirmaram o impacto que os seres humanos estão a ter no meio ambiente e nos outros seres vivos que o habitam. O aumento da temperatura do planeta e a perda de biodiversidade estão a danificar gravemente as barreiras naturais que protegem a nossa espécie, facilitando a ocorrência cada vez mais frequente de catástrofes naturais, períodos de temperaturas extremas, o aparecimento de doenças infeciosas e, muitas vezes, a qualidade muito deficiente do ar, da água e dos alimentos que consumimos.

Felizmente, os cientistas também afirmaram que ainda estamos a tempo de abrandar o aquecimento global e a degradação do planeta se nos apressarmos a tomar medidas contundentes e a adotar hábitos de vida mais saudáveis e sustentáveis. A mudança deve envolver todos nós: pessoas, organizações e governos, sendo necessário incentivarmo-nos e apoiarmo-nos uns aos outros para a alcançar. Uma alimentação que dê prioridade aos produtos de origem vegetal, da estação e locais, e que evite o desperdício alimentar terá efeitos muito positivos no planeta, reduzindo a geração de emissões e a desflorestação, melhorando, ao mesmo tempo, a nossa saúde e o nosso bem-estar. A recente escolha da Healthy Poke de desenvolver a experiência gastronómica nos nossos espaços de restauração está alinhada com estes objetivos, acrescentando à sua oferta de produtos saudáveis e locais um caminho ambicioso em prol da sustentabilidade que queremos seguir em conjunto.

A transição para a energia limpa e a aposta na mobilidade mais sustentável, através de deslocações ativas – a pé ou de bicicleta -, a utilização de transportes públicos ou veículos elétricos – são também mudanças que têm um grande impacto positivo na redução da contaminação e das emissões de gases com efeito de estufa. No GO fit, queremos contribuir o seu fomento mediante o funcionamento com energia 100% renovável de todos os nossos centros e com a implementação de pontos de carregamento de carros elétricos em todos os nossos parques de estacionamento durante os próximos meses.

Cuide da natureza e da sua saúde. No GO fit, tem um grande aliado.