14 Setembro, 2021

O autocontrolo também é um músculo: 5 dicas para o treinar

Fortaleça a sua força de vontade e viva mais e melhor

O autocontrolo e a força de vontade.

No GO fit, falamos frequentemente sobre como cuidar e treinar o corpo para estarmos fortes e saudáveis. Desta vez, vamos abordar um assunto que tem que ver com outro tipo de força e, portanto, requer outro tipo de treino: a força de vontade. 

Muitas pessoas acreditam que as suas vidas funcionariam muito melhor se apenas tivessem mais força de vontade para comer de forma saudável, evitar vícios, fazer exercício regularmente, poupar dinheiro, deixar de perder tempo e mais. 

A realidade é que a força de vontade é algo que se pode treinar. Diversos estudos em todo o mundo têm-no demonstrado. Não se trata de ter mais tempo livre para se poder dedicar ao que deveríamos fazer pelo nosso bem-estar. Roy Baumeister, psicólogo da Universidade da Florida, argumenta que existem três componentes necessários para alcançar os objetivos de cada um: o primeiro tem que ver com sintonizar com a motivação e definir um objetivo claro. O segundo é monitorizar de perto o comportamento que temos que nos aproxima (ou afasta) desse objetivo, e o terceiro é a força de vontade. 

Em essência, a força de vontade é a capacidade de resistir a tentações a curto prazo, para alcançar objetivos a longo prazo. Há muitas maneiras de denominar esta força interior: autodisciplina, motivação, determinação e mais. Vamos focar-nos na faceta da força de vontade que, acreditamos, detém a chave do sucesso: o autocontrolo

O autocontrolo é como um músculo, quanto mais o usamos, mais forte fica. Por autocontrolo, referimo-nos à capacidade de superar um desejo, pensamento ou impulso não desejado. É um esforço consciente de autorregulação. Trata-se, basicamente, de agir a partir de um sistema cognitivo de comportamento “a frio” (racional) em vez de sucumbir ao nosso sistema “quente”, que é o emocional. 

Todos os dias tomamos decisões para resistir aos impulsos e viver uma vida saudável. A vida pôs-nos à prova todos os dias. Contudo, como qualquer músculo, é possível esgotar a nossa capacidade de autocontrolo e cair nas garras da tentação. O que podemos fazer para evitar isto?  Quer o seu objetivo seja deixar de fumar, perder peso, fortalecer os músculos, melhorar a postura, comer de forma saudável, passar menos tempo nas redes sociais, etc., continue a ler para descobrir 5 dicas para se encher de força de vontade e autocontrolo. 

5 dicas GO fit para treinar o autocontrolo.

Como se pode treinar a força de vontade? Se o autocontrolo é realmente um recurso limitado, que usamos muitas vezes todos os dias para sustentar os nossos objetivos, como podemos preservá-lo e impedi-lo de se esgotar?

  1. Evite a tentação: por mais simples que pareça, como “olhos que não vêem, coração que não sente”, evitar ter de reprimir constantemente os impulsos é uma grande forma de preservar as nossas reservas de autocontrolo.
  2. Prepare um plano de implementação: uma tática que tem demonstrado ser muito útil é a forma como se criam estratégias para quando estivermos expostos à tentação. Ter um plano prévio ajudá-lo-á a reforçar o autocontrolo.
  3. Ligue-se ao que o motiva: há estudos que demonstram que fazer as coisas em benefício próprio ou em benefício dos outros ajuda muito mais do que quando não há uma motivação clara.
  1. Foque-se num objetivo de cada vez: evite cair na famosa lista de resoluções do Ano Novo, pois é um foco completamente ineficiente. Estabelecer demasiados objetivos ao mesmo tempo será mais esmagador do que motivador. O ideal é escolher um objetivo e trabalhá-lo até se tornar um hábito. Depois de alcançar este objetivo, não será necessário tanto esforço da sua parte para o manter, pelo que poderá passar ao próximo objetivo.
  2. Lembre-se das consequências: tal como o autocontrolo é seu aliado na melhoria da sua saúde física e mental, a falta de autocontrolo pode minar o seu bem-estar.

Há uma técnica muito simples que pode implementar para fortalecer a sua força de vontade e treinar o seu poder de autocontrolo para criar a vida que deseja: a MEDITAÇÃO. Qualquer tipo de meditação serve, o importante é poder sentar-se com os seus pensamentos durante algum tempo e permanecer em tranquilidade. A meditação é ideal para aprender a abrandar a mente, o que resulta na melhoria da sua capacidade de controlar impulsos e, em última análise, fortalecer o autocontrolo. Ao meditar 15 minutos por dia, já obterá grandes resultados.

A felicidade treina-se, o autocontrolo também.

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