9 Dezembro, 2021

Os benefícios da leitura

Conheça os benefícios da leitura

Os livros. Aquele entretenimento que enchia as nossas horas de histórias impossíveis, sonhos e fantasias. Com certeza que também devorava livros na infância e, provavelmente (oxalá que sim), o continua a fazer hoje em dia.

A leitura é um bem que no GO fit também queremos valorizar. Tal como deve cuidar do seu corpo, não se pode esquecer da sua mente, e os livros são um grande aliado para o ajudar a potenciar grandes características como, por exemplo, a criatividade, a imaginação ou a concentração, mas não só isso, também pode gerar grandes benefícios em face do futuro:

  • Melhora a sua memória: exercitar o cérebro através da leitura poderia atrasar o surgimento de problemas mais graves como, por exemplo, a demência ou outras doenças degenerativas.

É a ciência que o diz…

Uma investigação publicada na Neurology indica que ler, escrever e brincar são atividades que contribuem para o atraso da demência. Para o provar foi feito um estudo sobre os hábitos de leitura de 294 pacientes durante 6 anos e demonstrou que aqueles que realizavam as atividades anteriores e se mantinham mentalmente ativos, diminuíam o tempo de surgimento do transtorno.

Também lhe pode interessar esta notícia na qual falamos sobre os alimentos que podem melhorar a sua memória.

  • Melhoria da empatia: ler histórias com diferentes personagens e diferentes personalidades parece que nos serve para plasmar o que conhecemos através da leitura, na vida real. De acordo com a revista Science, a leitura ajuda-nos a perceber melhor os sentimentos dos outros.

Sabia que o Mindfulness pode ajudar a melhorar a empatia? Contamos-lhe tudo nesta notícia.

  • Alarga a esperança média de vida: de acordo com um estudo da Science Direct que tomou como amostra mais de 3600 adultos idosos, revelou que aqueles que leram 30 minutos por dia durante 12 anos diminuíram em cerca de 20% o risco de mortalidade em comparação com os que não gostavam de ler.
  • Ajuda nas insónias: como lhe contámos nesta notícia, é primordial esquecer-se dos ecrãs antes de dormir. Uma boa opção para nos ajudar a dormir quando, todavia não temos muito sono, é ler, uma vez que ajuda a descontrair e a que a insónia se dissipe por si só.

Mas atenção, tudo isto só é possível se lermos todos os dias ou, pelo menos, se seguirmos um ritmo.

Referências

– Neurology. Life-span cognitive activity, neuropathologic burden, and cognitive aging. Robert S. Wilson, Patricia A. Boyle, Lei Yu, Lisa L. Barnes, Julie A. Schneider, David A. Bennett.
– 
Sciencie: Reading Literary Fiction Improves Theory of Mind David Comer Kidd y Emanuele Castano.
– 
Science Direct. A chapter a day: Association of book reading with longevity. Author links open overlay panel. Avni Bavishi Martin, D.Slade Becca y R. Levy.

Artigos relacionados