Comer é um gesto que fazemos, pelo menos, três vezes por dia. Ingerir alimentos não é apenas uma forma de saciar a nossa fome, é também uma forma de nutrir o corpo e de lhe dar tudo o que precisa através de alimentos ricos em nutrientes para funcionar bem. No entanto, apesar de ter uma alimentação adequada, é possível ter carência de algumas vitaminas ou minerais que podem ser corrigidas consumindo os chamados superalimentos. Mas o que são os superalimentos? O que é que fazem no nosso corpo? Quais são os seus benefícios? Como devem ser consumidos? Todas estas respostas sobre o consumo de superalimentos podem ser encontradas aqui.
O que são os superalimentos
Superalimentos são todos os alimentos que fornecem uma maior quantidade de propriedades naturais do que outros, uma definição que está intimamente relacionada com a nutrição e a importância de uma alimentação equilibrada e da prática de exercício físico. Os superalimentos, além de colmatarem as carências de nutrientes, proporcionam efeitos positivos ao organismo por conterem quantidades elevadas de vitaminas, minerais, antioxidantes, ácidos gordos ómega 3 ou fibra. No entanto, ao contrário do que se possa pensar, apesar de serem uma fonte muito interessante para nutrir o corpo e dar-lhe o que precisa, não devemos pensar apenas em alimentarmo-nos com superalimentos, mas estes devem ser tratados como um suplemento.
Benefícios nutricionais dos superalimentos
- Neutralizam os radicais livres
Graças ao elevado teor de antioxidantes de alguns superalimentos, são capazes de neutralizar a ação dos radicais livres, combatendo o envelhecimento e o aparecimento de doenças degenerativas.
- Ajudam a controlar o peso
A elevada percentagem de fibra contida nos superalimentos ajuda a promover o trânsito intestinal e o controlo do peso.
- Fortalecem o sistema imunitário
Muitos dos superalimentos contêm bactérias vivas, como os iogurtes, o kefir ou a kombucha, que são probióticos em si mesmos, ajudando a reforçar o sistema imunitário e a ajudar o corpo a autoequilibrar-se quando é afetado por uma bactéria.
- Previnem doenças cardíacas
Graças às gorduras saudáveis, como os ácidos gordos ómega 3, os superalimentos que os contêm podem ajudar a prevenir doenças cardíacas.
- Protegem contra os agentes oxidantes e a poluição
Os superalimentos vegetais contêm fitoquímicos, como carotenoides – potentes antioxidantes que ajudam a visão e a favorecem a saúde da pele – e flavonóides – que protegem o organismo contra os agentes oxidantes e a poluição, e são um potente antifúngico e bactericida.
10 superalimentos verdadeiros para incluir na sua alimentação
Incluir superalimentos na nossa alimentação não deveria ser difícil, na verdade, deveria ser feito de uma forma tão natural que se tornassem parte do nosso dia-a-dia sem qualquer esforço. Eis uma lista de 10 superalimentos para incluir na sua alimentação regularmente.
- Fermentados
O iogurte, o kefir de leite ou de água, a kombucha ou o kimchi são apenas alguns dos alimentos fermentados considerados superalimentos que oferecem benefícios tanto para o sistema imunitário como para o sistema digestivo.
- Frutos vermelhos
Mirtilos, groselhas, framboesas, amoras e morangos, entre muitos outros, são uma excelente fonte de antioxidantes que protegem o organismo contra os radicais livres.
- Abacate
Carregado de antioxidantes e gorduras saudáveis, o abacate é um dos grandes superalimentos. Ajuda a melhorar o colesterol, a manter a densidade óssea, cuida da pele e ajuda a manter o peso.
- Frutos secos
Cajus, avelãs, nozes, amêndoas, pistácios, sementes de girassol, pevides… são todos uma fonte de fibras, proteínas, gorduras saudáveis e nutrientes essenciais na nossa alimentação.
- Peixe azul
Os ácidos gordos e o ómega 3 são anti-inflamatórios naturais do corpo. Anchova, sardinha, arenque e salmão são alguns dos peixes azuis que se deve consumir.
- Açaí
Transformado num dos mais recentes superalimentos por ser considerado exótico, o açaí previne o envelhecimento do cérebro e ajuda a manter o colesterol sob controlo.
- Algas
Quer venham do mar ou do rio, as algas são outro dos grandes superalimentos cada vez mais consumidos. Repletas de minerais, são uma ótima fonte de iodo, magnésio, cálcio e vitamina C.
- Kale
Considerada um dos legumes mais na moda, a couve kale passou de grande desconhecida a ser considerada um superalimento. O seu elevado teor de vitaminas A, C e K torna-a um dos mais atrativos quando se trata de cuidar de si.
- Cacau
Cada vez consumimos mais e melhor cacau. Não é para menos, pois este superalimento é uma ótima fonte de magnésio, ferro e cobre.
- Chia e cânhamo
O elevado teor de ácidos ómega 3 de ambas as sementes tornou-os cada vez mais visíveis nos supermercados e nas receitas. Podem ser consumidos com iogurte, saladas ou no pão.