Os pequenos-almoços sem glúten nem lactose também são possíveis e este artigo é a prova de que, além de existirem, também podem ser deliciosos e saudáveis. Quem é intolerante ao glúten e à lactose pode encontrar aqui algumas alternativas saborosas, suculentas, deliciosas e fáceis de preparar, adequadas a todos.
Tomar o pequeno-almoço sem trigo nem lactose
A intolerância ao glúten e à lactose são duas doenças que estão a tornar-se cada vez mais comuns na população. Quem é intolerante sabe-o bem e conhece o enorme desconforto que provoca, razão pela qual deve ter muito cuidado na sua alimentação para saber o que está a comer e como se prepara, para evitar a contaminação cruzada.
No caso da doença celíaca, é uma doença em que o organismo é incapaz de digerir ou assimilar a proteína presente em alguns cereais. O seu consumo pode provocar diarreia, náuseas, vómitos, distensão abdominal ou obstipação, entre outros sintomas.
As pessoas intolerantes à lactose, no entanto, têm uma falta de lactase no seu organismo que as impede de digerir uma enzima contida no leite chamada lactase. O seu consumo pode provocar gases, diarreia ou dores abdominais, embora seja verdade que, atualmente, existem comprimidos que permitem ingerir qualquer tipo de produto que contenha leite depois de o ter bebido.
Uma vez que ambos os produtos estão particularmente presentes num grande número de receitas e confeções, trazemos-lhe cinco pequenos-almoços sem glúten nem lactose para poder desfrutar da primeira refeição do dia como um verdadeiro rei ou rainha – e saborear cada dentada.
5 pequenos-almoços saudáveis
Bowl de quinoa e maçã
Esta receita é tão simples e deliciosa que não vai querer deixar de a comer, nem no Inverno nem no Verão. Para preparar esta espécie de porridge latina sem glúten nem lactose, é necessária uma chávena de quinoa, duas chávenas de água, uma maçã cortada, canela e cravinho a gosto. Coloque tudo num tacho com a quinoa e a maçã previamente lavadas e deixe cozer em lume brando durante 20 minutos até ambas estarem moles. Antes de servir, pode juntar um fio de mel e um pouco mais de canela em pó para decorar.
Panquecas sem glúten
Grão-de-bico, lentilhas, arroz, quinoa, aveia… muitas leguminosas e cereais que não contêm glúten permitem a todos os intolerantes saborear a mesma receita que os outros, sem variar de sabor. Há cada vez mais alternativas de farinhas para experimentar, mas, hoje, sugerimos que faça as suas panquecas com farinha de grão-de-bico.
Para preparar a receita, misture duas colheres de sopa de farinha de grão-de-bico com um pouco de água até ficar uma mistura homogénea. Quando estiver pronta, junte uma pitada de sal e passe numa chapa ou numa frigideira com pouco óleo. Quando estiver dourada, tire da frigideira e junte os ingredientes de que mais gosta, como abacate, peru ou alternativas doces, como compotas ou manteiga de amendoim com banana às rodelas.
Batidos multivitamínicos
Os leites vegetais, de arroz, aveia, quinoa, amêndoa, coco ou caju, abriram um mundo de oportunidades para os batidos. Uma vez que cada um deles traz um sabor diferente, permitem-lhe brincar com as texturas, os sabores e até os cheiros, sem se aborrecer. Além disso, os batidos são fáceis de preparar, saciam e, ao mesmo tempo, oferecem ao corpo muitas vitaminas.
Um dos batidos mais interessantes para desfrutar ao pequeno-almoço sem glúten nem lactose é com leite de aveia – a gosto, dependendo da textura que pretende, mais leve ou mais tipo smoothie – com fruta fresca ou congelada como banana, morango, papaia, manga e kiwi. E se quiser juntar mais vitaminas, junte um punhado de folhas de espinafres, que não darão sabor, mas, sim, muitas vitaminas.
Tostas de milho
Para os amantes de pequenos-almoços sem glúten nem lactose na sua versão salgada, as tostas de milho são uma alternativa rápida, fácil e perfeita para desfrutar. Com as tostas ou panquecas de milho como base, pode-se brincar com os ingredientes de que mais gosta. Uma combinação que nunca falha é a do tomate em rodelas temperado com um fiozinho de azeite e orégãos e uma fatia de fiambre. Também não devemos deixar de lado todas as possibilidades oferecidas pelos ovos mexidos ou cozidos ou pelo abacate, acompanhados de presunto ou peru.
Panqueca de quinoa
Os pequenos-almoços sem glúten nem lactose também podem ser doces e a melhor forma de os saborear é com panquecas de quinoa. A sua confeção é tão simples como fazer uma massa à base de 1/3 de farinha de quinoa misturada com 1 ovo, 2/3 de chávena de maizena, uma colher de sopa de óleo e especiarias a gosto, como canela ou noz-moscada. Depois de fazer esta mistura, bate-se até ficar homogénea e passa-se por uma chapa e, quando estiver dourada, tira-se. Podem ser servidas com compota caseira, marmelo, fruta fresca, manteiga de amendoim e banana, tahini ou simplesmente sozinhas.