8 Setembro, 2021

7 alimentos que combatem a fadiga

Descubra o que comer para combater o cansaço e a fadiga

Alimentação energizante.

Uma consulta que recebemos quase diariamente na comunidade GOfiter é que alimentos podem ser ingeridos para combater o cansaço e a fadiga. 

A falta de energia ocorre por muitas razões. O stress é uma das mais frequentes, o aumento da atividade física também pode derivar numa sensação de esgotamento. A falta de sono é uma causa bastante popular e, no GOfit, dedicámos-lhe uma nota completa para compreender como o sonho tem impacto na sua energia e saúde geral. 

No entanto – e além destes fatores gerais – a alimentação é uma grande aliada para vencer ao cansaço físico e mental. 

Num artigo publicado na Revista de Saúde da Universidade de Harvard, explicam que ter uma alimentação equilibrada que inclua uma variedade de hidratos de carbono não refinados, proteínas e gorduras com ênfase em vegetais, grãos inteiros e óleos saudáveis é um grande ponto de partida para estar bem alimentado e ter energia. 

Detalham também que cada tipo de alimento é convertido em energia a um ritmo diferente e, portanto, comer doces ou açúcares simples pode produzir um aumento automático, mas perde-se rapidamente (sem mencionar o quão nocivo é para a saúde e a dependência que geram) e, em vez disso, comer grãos inteiros ou gorduras insaturadas dar-lhe-á reservas de energia durante todo o dia. 

Alguns outros conselhos são comer pequenas porções mais frequentemente durante o dia, tentar não almoçar demasiado (para evitar ter sono à tarde), limitar o álcool e usar o café a seu favor: ou seja, não abusar dele, mas beber uma chávena antes de uma reunião ou um evento que lhe exigir energia extra. 

A publicação de Harvard menciona um estudo da Universidade de Ohio no qual analisaram as barras energéticas comerciais e os resultados demonstraram que não são melhores do que qualquer doce tradicional na hora de aportar energia sustentável. É por isso que, no GOfit, partilhamos uma receita de barras energéticas para que as possa fazer você, com ingredientes nobres, para ter um aliado ao longo do dia.  

7 alimentos que combatem a fadiga

Agora sim, sem mais demoras, deixamos-vos a nossa lista dos 7 alimentos que deve ingerir para combater o cansaço e viver uma vida plena. 

  1. Abacate

Fruto baixo em açúcar e rico em potássio, um nutriente essencial para a recuperação muscular. O abacate integra a lista porque tem ainda uma quantidade elevada de vitaminas do grupo B, especialmente o B6 que combate a sensação de fatiga e ajuda a obter a energia dos outros alimentos que ingere. Também tem ácido fólico, vitamina C, E e K. Um detalhe a ter em conta é que o abacate tem um elevado teor calórico, pelo que deve ser ingerido em quantidades moderadas. 

2. Banana

A banana é um dos alimentos que mais energia aportam, na verdade, está em muitas listas de superalimentos. Isto porque tem sacarose, frutose e glicose que, juntamente com a fibra, aportam energia para combater o esgotamento. Além disso, tem vitamina B6 (tal como o abacate) e triptofano, um grande aliado para vencer o cansaço físico e mental. 

3. Tâmaras

Esta fruta pequena é muito poderosa no aporte de energia: rica em ferro, potássio, cálcio e magnésio, além de fibra. É composta por minerais e vitaminas do grupo B, o que a torna uma poderosa energizante. Além disso, as tâmaras são um grande substituto do açúcar na preparação de doces, para adoçar leite caseiro e mais. 

4. Ovos

Os ovos são fontes excelentes de proteínas que aportam energia sustentada. São ricos em vários nutrientes, incluindo a tiamina, riboflavina, folato, vitamina B12 e, mais uma vez, a vitamina B6 com a sua grande capacidade de combater a fadiga. Além disso, os ovos não causam picos de açúcar no sangue nem problemas de insulina, pelo que a energia que aportam é mais duradoura. 

5. Frutos secos

Estes pequenos são gigantes na hora de aportar energia e ainda são um snack muito fácil de levar consigo ao longo do dia. É sempre melhor ingeri-los sem torrar ou salgar e, se tiver tempo, tentar demolhá-los entre 8 e 12 horas (consoante o fruto) para ativar melhor as suas propriedades e simplificar a sua digestão. Dentro deste grupo, a amêndoa é altamente recomendada para desportistas, pois ajuda a combater o ácido láctico, responsável pelas dores musculares. No entanto, todos os frutos secos são excelentes para vencer ao cansaço pelas suas proteínas, ácidos gordos essenciais e antioxidantes.

6. Sementes de chia

Outro alimento ao qual dedicamos uma grande nota são as sementes de chia: não aportam grandes quantidades de hidratos de carbono, mas são uma fonte grande de ácidos gordos. Um estudo demonstrou que as bebidas feitas com sementes de chia são excelentes substitutos das bebidas energéticas comerciais quando fazemos exercício. Além disso, contêm proteínas, aminoácidos, vitaminas, minerais, fibras e antioxidantes. Impossível não dedicar uma nota a esta pequena gigante…

7. Aveia

O último alimento do ranking de hoje é a aveia. Ganhou o seu lugar porque, além de ser energizante, acalma a ansiedade. Isto deve-se às suas grandes quantidades de hidratos de carbono e fibra, como também ao seu rico aporte de minerais e vitaminas do grupo B. Mas não é só isso, a aveia também oferece quantidades significativas de antioxidantes e anti-inflamatórias. Faremos já uma nota especial para falar da aveia e como incorporá-la. 

Além de ter hábitos saudáveis de alimentação, sono e exercício, existem alguns aliados que poderão acompanhá-lo na luta contra a fadiga física e mental. 

O primeiro são os alimentos fermentados, tal como o kefir ou o chucrute, pois, graças às bactérias saudáveis, ajudam a restaurar a flora intestinal, responsável pela síndrome da fadiga crónica. 

O segundo é o nosso aliado universal: a água. Muitas vezes, esquecemo-nos de nos hidratar corretamente ou não damos a importância que a hidratação tem na hora de nos mantermos alertas e fortes. Nesta nota do GOfit, contamos-lhe tudo sobre a hidratação para entender como a água pode fazer a diferença entre o esgotamento e a plenitude. 

Viva mais e melhor, viva GOfit. 

Tags

Artigos relacionados