14 Setembro, 2021

A derradeira receita de cacau saudável!

Escrito por: GO fit

Trazemos-lhe o creme de cacau que irá alegrar os lanches e pequenos-almoços de miúdos e graúdos

Descubra por que é que o chocolate também pode ser saudável.

À primeira vista, podemos pensar que o chocolate, ou melhor, as tabletes de chocolate, não são nada saudáveis e que, por muito que o adoremos, será sempre um alimento que tentamos descartar ou até mesmo eliminar da nossa alimentação saudável, certo?

Bom, não é bem assim porque, se escolher bem, o chocolate pode ser um alimento muito saudável. Explicamos-lhe porquê.

Propriedades e benefícios do cacau.

Como sabe, o chocolate vem do cacau, e é este ingrediente que temos de ter em conta ao escolher um chocolate que seja realmente saudável, pois, quanto maior for a percentagem de cacau na tablete, melhor será. E para outras receitas, opte sempre por incluir cacau puro, é melhor do que pedaços de chocolate.

Mas vamos ao que interessa. O cacau é um alimento cheio de propriedades benéficas para a saúde:

  • É rico em antioxidantes.
  • Ajuda a reduzir o “colesterol mau”.
  • Ajuda a prevenir o excesso de peso ou a diabetes.
  • Estimula as suas defesas.
  • Atrasa a progressão da arteriosclerose.
  • Protege a pele contra os raios ultravioletas.

É também uma fonte incrível de nutrientes tais como proteínas (23%), hidratos de carbono (14%) que nos dão energia; minerais (6%), e, sobretudo, fibra (35%), e o seu elevado teor ajuda a melhorar o trânsito intestinal e tem um efeito saciante, que é precisamente o que pode ajudar a controlar o peso, os níveis de açúcar no sangue e o colesterol.

Portanto, apenas um último lembrete: quanto menos leite e quanto mais cacau contiver, melhor.

Receita de creme de cacau saudável.

E agora que conhece os seus benefícios incríveis, está na hora de preparar este creme de cacau saudável, que poderá ter à mão na despensa para complementar pequenos-almoços, lanches ou sobremesas.

Ingredientes:

  • 600 g de avelãs torradas.
  • 5 tâmaras descaroçadas.
  • 30 g de cacau puro.
  • 100% em pó e sem adição de açúcar.

Elaboração:

  1. Junte as avelãs na batedeira e bata durante 4-5 minutos à potência máxima. Verá que, com o próprio óleo das avelãs, vai ganhando gradualmente uma textura líquida.

2. Quando vir que as suas avelãs se transformaram em creme, junte as tâmaras, que serão responsáveis pelo sabor doce, e o cacau, e bata tudo durante alguns minutos até ficar tudo bem misturado, sem grumos.

3. Assim que tiver o seu creme feito, verta-o para um frasco de vidro que se possa fechar, e já está! Poderá guardá-lo no frigorífico ou fora até 3 semanas.