Descubra os alimentos para que os seus filhos cresçam saudáveis
A nutrição mais saudável para as crianças.
Uma alimentação adequada durante a infância é fundamental para que os nossos pequenotes cresçam fortes e saudáveis. As etapas iniciais da vida são cruciais porque as crianças estão em processo de crescimento e uma alimentação insuficiente ou inadequada pode ser devastadora, aumentando o risco de padecerem de patologias e problemas no seu desenvolvimento físico ou cognitivo futuro.
Uma nutrição adequada a cada etapa de crescimento das crianças é fundamental no seu desenvolvimento físico e mental.
A taxa de excesso de peso e obesidade infantil em Espanha não para de crescer a cada ano e já representa um problema real de saúde pública. Mas podemos ajudar a prevenir isso, instaurando hábitos saudáveis, que incluam uma alimentação adequada, uma vida ativa e um descanso suficiente.
Desde o nascimento até aos 6 meses, recomenda-se alimentar o bebé exclusivamente com leite materno, e, a partir desse período, complementar com a inclusão de novos alimentos. O leite materno é ótimo e suficiente para nutrir os bebés, mas há muitas mães que não podem dar peito e isto já não tem que ser um problema, pois existem centros de lactância materna e bancos de leite que promovem a proteção, extração e conservação do mesmo.
A inclusão dos diferentes grupos de alimentos deve ser gradual:
- A partir dos 6-12 meses, pode-se incluir os cereais, as frutas, as verduras, as hortaliças, os legumes, os ovos, os frutos secos não inteiros, a carne, o peixe e AOVE. Tendo sempre em conta inclui-los num tamanho e numa textura adequados, para evitar asfixias.
- A partir dos 12-24 meses, inclui-se o leite gordo, o iogurte ou o queijo mole. Sólidos com risco de asfixia como frutos secos inteiros, introduzir acima dos dois anos.
O menu perfeito para os seus filhos.
- O seu prato habitual deve incluir em, pelo menos, metade, verduras e hortaliças, fomentando um consumo em estado cru e outro cozinhado, apresente-as de maneira atrativa, para lhe chamarem a atenção. A metade restante do prato deve estar composta por uma fonte de proteína saudável e outra de cereais integrais, nutrientes necessários para o seu correto desenvolvimento.
- A carne, o peixe, o ovo, os legumes ou os frutos secos aportam a proteína necessária e saudável. Recomenda-se aumentar o consumo de proteína vegetal, cuja produção representa um impacto ambiental menor.
- Os tubérculos (batata, batata-doce) e os cereais integrais (massa, arroz, quinoa, cuscus, etc.) completarão o prato que os nossos filhos devem consumir para crescer saudáveis. Não esquecer incluir a gordura saudável. Encontramo-la no azeite virgem extra, nos frutos secos, no abacate e nos peixes azuis (melhor se forem mais pequenos).
- De sobremesa e entre refeições, ofereça fruta da estação, o lanche ideal para eles.
O segredo para que os nossos filhos adquiram hábitos saudáveis é aprenderem a importância de uma alimentação saudável através de atividades divertidas, como estes deliciosos lanches para estarem motivados a provar diferentes alimentos, e viverem mais e melhor.