17 Janeiro, 2023

A importância da alimentação dos seus filhos

Descubra os alimentos para ajudar os seus filhos a crescerem saudáveis

A nutrição mais saudável para as crianças.

Uma nutrição adequada durante a infância é essencial para que as crianças cresçam fortes e saudáveis. As fases iniciais da vida são cruciais, porque as crianças estão no processo de crescimento e uma nutrição insuficiente ou inadequada pode ser devastadora, aumentando o risco de patologias e problemas no seu futuro desenvolvimento físico ou cognitivo.

Uma nutrição adequada em cada fase de crescimento das crianças é a chave para o seu desenvolvimento físico e mental.

A taxa de excesso de peso e obesidade infantil em Espanha continua a crescer todos os anos, e já é um verdadeiro problema de saúde pública. Mas podemos ajudar a preveni-lo estabelecendo hábitos saudáveis, incluindo uma alimentação adequada, um estilo de vida ativo e descanso suficiente.

Desde o nascimento até aos 6 meses de idade, recomenda-se que os bebés sejam alimentados apenas com leite materno, e a partir deste período, com a incorporação de novos alimentos. O leite materno é ótimo e suficiente para nutrir os bebés, mas há mães que não podem amamentar, e isto já deixou de ser um problema, uma vez que existem centros de amamentação e bancos de leite que promovem a proteção, extração e conservação do leite materno.

A incorporação dos diferentes grupos alimentares deve ser gradual:

  • A partir dos 6-12 meses, pode incorporar-se cereais, fruta, verduras, legumes, leguminosas, ovos, frutos secos não inteiros, carne, peixe e azeite virgem extra. Tendo sempre em conta o tamanho e a textura adequados para evitar asfixia.
  • A partir dos 12-24 meses, pode incorporar-se leite gordo, iogurte ou queijo mole. Sólidos com riscos de asfixia, como frutos secos inteiros, só devem ser introduzidos a partir dos dois anos de idade.

O menu perfeito para os seus filhos.

  • Pelo menos metade do prato habitual deve incluir verduras e legumes (fomentando um consumo cru e outro cozinhado), que devem ser apresentados de forma atrativa para chamar a sua atenção. A restante metade do prato deve ser composta por uma fonte de proteína saudável e uma fonte de cereais integrais, nutrientes necessários para um desenvolvimento adequado.
  • A carne, o peixe, os ovos, as leguminosas e os frutos secos contêm as proteínas necessárias e saudáveis. Recomenda-se aumentar o consumo de proteínas vegetais, cuja produção tem um menor impacto ambiental.
  • Os tubérculos (batata, batata doce) e cereais integrais (massa, arroz, quinoa, cuscuz, etc.) completam o prato que os nossos filhos devem comer paracrescerem saudáveis. Não se esqueça de incorporar gordura saudável. Pode ser encontrada em azeite virgem extra, frutos secos, abacate e peixe oleoso (peixes mais pequenos são melhores).
  • Para sobremesa e entre refeições, ofereça fruta da época, o petisco ideal para as crianças.

A chave para que os nossos filhos adquiram hábitos saudáveis é que aprendam a importância de uma alimentação saudável através de atividades divertidas, como estes petiscos deliciosos para que se sintam motivados a experimentar comidas diferentes, e vivam mais e melhor.

É importante promover uma boa alimentação e um estilo de vida saudável para que os nossos filhos cresçam saudáveis, fortes e enérgicos!