20 Abril, 2023

Hábitos e alimentos para combater a astenia da Primavera

Escrito por: Lucía Díaz Madurga

Escrito por Lucía Díaz Madurga

Existem vários alimentos para combater a astenia da Primavera, aquela sensação que começa com a entrada da Primavera e que, segundo as estatísticas, afeta grande parte da população.

A definição de astenia da Primavera é bastante complexa e subjetiva, pois não está clinicamente estipulada como doença ou distúrbio. No entanto, é possível entendê-la como uma sensação de cansaço, falta de energia e vitalidade que pode afetar qualquer grupo etário dentro da população. O melhor é que esta sensação pode ser contrariada de forma natural, pois existem alimentos para combater a astenia da Primavera, além de suplementos vitamínicos, que podem tornar estes primeiros dias ou semanas de Primavera mais suportáveis.

Porque é que a astenia da Primavera ocorre nesta altura do ano?

A mudança de estação é responsável pela astenia da Primavera por ser uma época marcada pela mudança de hora (fazendo com que haja mais horas de luz durante o dia e, portanto, dias mais longos), a floração de grande parte das árvores, arbustos e plantas (dando origem a processos alérgicos numa grande parte da população, resultando na tomada de comprimidos que provocam sonolência e falta de energia) e mudanças de hábitos mais focados no Verão, em que se aproveita o facto de haver mais horas de luz. Todos estes fatores tornam a mudança de estação mais percetível no corpo e refletem-se como falta de energia ou cansaço extremo. Contudo, a melhor forma de lidar com esta sensação é através de hábitos diferentes e determinados alimentos que nos ajudem a combater a astenia da Primavera.

Hábitos para combater a astenia da Primavera

Como em qualquer época do ano, realizar atividade física e seguir uma alimentação saudável ajuda a manter níveis de energia e vitalidade constantes e elevados, graças à oxigenação do corpo e ao aporte de todos os nutrientes necessários. Comer verduras, hortaliças, carnes brancas, peixe e fruta, bem como manter uma boa hidratação diariamente, pode ajudar a equilibrar os níveis de energia necessários para lidar com a astenia da Primavera.

Dormir cerca de oito horas também é fundamental para manter o corpo e a mente descansados e em pleno rendimento. Do mesmo modo, alcançar níveis estáveis de vitamina D, graças à exposição solar controlada, é um dos pequenos fatores para combater a astenia da Primavera.

Alimentos para combater a astenia da Primavera

A alimentação é uma parte fundamental para combater a astenia, pois pode-se enfrentar o cansaço através do que comemos. Evitar as refeições pesadas e a cozinha rápida e gordurosa é a base para começar a sentir-se bem, mais leve, saudável e ativo. Dentro dos alimentos essenciais para combater a astenia da Primavera, encontramos a fruta, as verduras, o peixe azul, o queijo fresco, as leguminosas, os cereais, os frutos secos e o azeite. Todos eles ajudam a superar os momentos de exaustão física causados pela astenia da Primavera.

Pelo contrário, se uma boa alimentação não for suficiente para combater a astenia da Primavera, é possível recorrer a vitaminas para a enfrentar. As dos grupos B e C ajudam a restituir um metabolismo energético normal, tal como minerais como o ferro ou o cobre, que ajudam a converter determinados alimentos em fonte de energia para as células. No caso de baixa exposição solar, que pode levar a níveis de cansaço elevados, também existe a possibilidade de tomar vitamina D para ajudar o corpo a assimilá-la melhor. E se não dormirmos bem, é possível ingerir melatonina, a substância natural que regula o sono, um neurotransmissor produzido pelo nosso próprio corpo em função da luz solar e que nos ajuda a dormir.