20 Julho, 2022

ALIMENTOS SAUDÁVEIS PARA COMER ENTRE REFEIÇÕES

Escrito por: GO fit

Descubra as melhores alternativas para comer entre refeições

Agora, com a chegada do bom tempo e do verão, contamos com mais tempo livre. O que se pode traduzir num aumento dos snacks entre refeições. É possível evitá-lo? Sim, por exemplo, substituindo alimentos excessivamente calóricos por outros que não o sejam tanto e que, além disso, nos transmitam nutrientes.

O problema de comer snacks entre refeições

Os alimentos que se consomem entre refeições costumam ser muito energéticos e doces. Alimentos com um elevado conteúdo calórico que só fornecem gorduras.

O que é certo é que comer snacks entre refeições não seria um problema se os especialistas não os associassem a questões tão importantes como maior risco de padecer de excesso de peso ou obesidade. Não obstante, além deste problema, comer snacks entre refeições também se poderia associar a:

Um risco maior de sofrer de doenças crónicas: como, por exemplo, hipertensão arterial ou inclusivamente diabetes mellitus. Também aumentaria o colesterol e os triglicéridos no sangue, o ácido úrico, ou afetar o sono com maior probabilidade de padecer de apneia obstrutiva.

Problemas dentários: se comemos snacks entre refeições e não lavamos os dentes adequadamente, os açúcares dos alimentos ir-se-ão fermentando e transformando em ácidos que diminuem o nosso pH.

Alternativas a snacks entre refeições

Eliminar determinados hábitos nem sempre é possível. Comer snacks entre refeições pode ser um hábito tão comum que nos custa muitíssimo eliminá-lo. Não obstante, existem sempre alternativas sob a forma de alimentos muito mais saudáveis e saciantes.

  • Edamame

É, sem dúvida, um dos snacks mais saudáveis para comer entre refeições. O edamame é rico em proteínas e muito baixo em gorduras. Além disso, transmite-nos cálcio, fósforo, sódio, ferro e vitaminas como, por exemplo, a B e a C. Por outro lado, trata-se de um alimento com elevado conteúdo em fibra e tem propriedades anti-inflamatórias. Por último, este alimento é uma fonte de cobre que ajuda, de forma natural, o nosso sistema imunitário.

  • Frutos secos

Os frutos secos sempre pressupuseram uma alternativa muito saudável para comer entre refeições. Têm um elevado conteúdo em fibra e são ideais para controlar os picos de glicose bem como para reduzir o colesterol, como no caso das nozes. Não obstante, é necessário ainda relembrar que os frutos secos podem transmitir bastantes calorias, pelo que é sempre melhor consumi-los de forma moderada entre refeições.

  • Iogurtes

O iogurte para o verão é também uma opção interessante. Um alimento fresco que nos pode saciar bastante, no entanto, é sempre melhor optar por iogurtes naturais e sem açúcar.

  • Queijo Cottage

Como no caso do requeijão, encontramos um queijo com poucas calorias. Além disso, neste caso específico com grandes doses de caseína. A caseína é uma proteína que demora muito a digerir, ou seja, é saciante.

  • Palitos de cenoura

Entre todas as hortaliças, uma das mais recomendadas para snacks entre refeições são as cenouras. Além de serem muito saciantes, pressupõem uma grande transmissão de vitamina A ao nosso organismo.

  • Fruta sim, mas com fibra

No caso da fruta, é necessário assinalar que também é uma excelente opção. Não obstante, é sempre recomendável consumir as que tenham menos contribuição calórica ou, na falta destas, as que transmitam mais fibra. Por exemplo, o coco é uma das frutas mais calóricas, ainda assim, também é uma enorme fonte de fibra.

O abacate também poderia ser considerado uma fruta muito calórica, mas também é muito rica em fibra dietética, transmitindo-nos entre dez e doze gramas de fibra por abacate. Além disso, as gorduras que possuem são insaturadas, contendo uma grande percentagem de ácido oleico.

Se continuarmos na procura de frutas com muita fibra, os frutos vermelhos não podem faltar. Os mirtilos ou as framboesas seriam alguns dos que mais conteúdo em fibra possuem. Além disso, os frutos vermelhos são também incríveis para controlar a glicose no sangue e poder evitar, assim, os picos de insulina.