23 Junho, 2023

O que comer e o que não comer antes de correr

Escrito por: Isabel Macías Chow

Numa altura em que o jejum intermitente é uma tendência nutricional, muitas vezes, os corredores questionam-se se é melhor comer ou não comer antes de correr. Dependerá de várias questões, como o tempo de digestão que temos ou da intensidade do treino que vamos realizar.

O que é claro para nós é que uma nutrição desportiva adequada é fundamental para dar o melhor para os nossos treino de running e que há uma série de alimentos mais adequados antes de correr e outros que devemos tentar evitar. Hoje, partilhamos consigo os segredos para escolher corretamente o que comer e o que não comer antes de ir correr.

Que alimentos posso comer antes de correr

Dependendo do que tivermos planeado para a nossa sessão de corrida, haverá uma série de alimentos que, consumidos com a antecedência suficiente, nos ajudarão a melhorar o desempenho do nosso treino. Mas também haverá outros que devemos tentar evitar para não arruinarem a nossa sessão de running.

Se a sua sessão for um pouco exigente, é melhor comer algo leve, baixo em fibra e rico em hidratos de carbono, pelo menos, 60 minutos antes, para repor as suas reservas de glicogénio antes do treino de alta intensidade. Sobretudo, quando previr que dure aproximadamente 60 minutos de intensidade ou 90 minutos de intensidade moderada.

Eis 5 alimentos que pode comer antes de correr e que até o ajudarão a render mais:

  • Café: a cafeína é o auxiliar ergogénico por excelência, um dos poucos cientificamente comprovados para nos ajudar a melhorar o nosso desempenho. Para ser melhor tolerado, deve ser tomado sozinho, sem produtos lácteos nem açúcar, pois pode ser mais indigesto.
  • Aveia: um dos cereais estrela no desporto, fonte de energia, proteínas, vitaminas do grupo B (fundamentais na recuperação) e hidratos de carbono de absorção lenta. Experimente-o como porridge antes das suas corridas mais longas.
  • Chá verde: se não gosta de café, o chá verde proporcionar-lhe-á benefícios semelhantes, além de o ajudar a manter-se hidratado. É também uma fonte de antioxidantes.
  • Mirtilos: um dos frutos mais recomendados, pois tem um baixo índice glicémico e liberta gradualmente a sua energia durante o treino. Combine-o com o seu porridge de aveia e obtenha uma deliciosa combinação para o seu treino.
  • Mel: é um dos hidratos de carbono mais eficazes antes do exercício físico, pois é de fácil digestão. Consuma-o numa boa torrada e prepare-se para o queimar todo no seu treino.

E depois de correr? Para recuperar após o nosso treino de corrida, há uma série de alimentos que nos ajudarão a repor reservas, como a banana, fonte de potássio (fundamental juntamente com o sódio no exercício), alimentos ricos em hidratos de carbono, como a batata, a massa integral, a quinoa ou o arroz, alimentos ricos em proteínas e os frutos secos. Um deliciosa quadrado de chocolate preto como recompensa, fonte de hidratos de carbono e antioxidantes, além de ser uma recompensa doce que nos ajuda na recuperação muscular.

Mas, acima de tudo, é fundamental beber água e reidratar-se após cada treino.

Que alimentos deve um corredor evitar?

Não há nenhum alimento que devamos evitar como corredores, mas devemos ter em conta que alguns deles é melhor não ingerir antes de correr, como os que têm muita fibra ou proteínas, pois podem complicar a nossa digestão antes de um exercício como a corrida. Por isso, aqui ficam alguns conselhos sobre o que não comer antes de correr:

  • Alimentos ricos em fibra: a fibra ajuda-nos a manter uma digestão saudável, mas, antes de correr, pode ser a causa de mal-estar na digestão antes de ir treinar.
  • Alimentos gordos: são alimentos muito pesados e difíceis de digerir, evite o peso deste tipo de alimentos.
  • Fruta: embora possa parecer um alimento ideal, é rica em fibra e é importante evitar as que têm um elevado teor de açúcar. Além disso, quando está mais madura, pode ser ainda mais laxante.
  • Alimentos processados: esqueça os bolos industriais como regra, bem como os que tenham muito açúcar, como compotas, pão branco ou refrigerantes… óbvio, certo?

Evite a fadiga desportiva e recupere a sua energia para treinar. Encontre os alimentos que melhor se adequam a si e desfrute de cada passada sem ter de parar devido ao mal-estar estomacal.