Escrito por Lucía Díaz Madurga
Aprender a preparar um batido de proteína caseiro é a melhor maneira de conseguir aumentar a massa muscular. Ao entender como o corpo funciona e a forma como os músculos crescem, através de um esforço excessivo e das quebras microscópicas das fibras que lhes permitem recuperar e aumentar consideravelmente a sua grossura, pode-se fazer uma dieta caseira melhor centrada em suplementos e batidos proteicos.
Tendo em conta os objetivos que se pretende atingir ao fazer exercício, será mais fácil concentrar-se em toda a parte da alimentação e do esforço físico e ser bem-sucedido. Ter objetivos claros torna muito mais fácil alcançá-los. Uma das coisas fundamentais a ter em mente quando se faz exercício é que, quando estas fibras se quebram, os músculos libertam citocinas – um grupo de proteínas que reparam o tecido danificado, ao mesmo tempo que aumentam o tamanho das fibras. É por isso que se diz que os músculos são reparados através da ingestão de proteínas, no chamado período de recuperação, e que o consumo de proteínas ajuda a aumentar a massa muscular. Com este conhecimento, é mais fácil compreender a importância da ingestão de proteínas após o treino, ainda mais de suplementos proteicos caseiros, tais como os batidos de proteínas caseiros.
O que são os batidos de proteínas e para que servem
Entre os suplementos proteicos mais populares, estão os batidos de proteínas, bebidas que contêm uma elevada concentração de proteínas e aminoácidos essenciais para a criação de novos tecidos musculares. O seu sucesso deriva do facto de serem digeridas e absorvidas mais rapidamente do que através da comida, previnem o catabolismo muscular, estimulam a recuperação dos músculos e ajudam a perder peso e reduzir a gordura corporal graças ao seu poder saciante. Por todas estas razões, os batidos de proteínas são o suplemento perfeito para os atletas, especialmente se forem preparados em casa.
Receitas de batidos de proteínas caseiros
Transformados em suplemento nutricional ao exercício, os batidos de proteínas caseiros são uma das melhores alternativas para introduzir na alimentação. E o melhor de tudo é que são super simples e podem ser realmente deliciosos, basta saber que ingredientes acrescentar. Aqui, trazemos-lhe vários exemplos de combinações de ingredientes para criar diferentes tipos de batidos de proteínas caseiros que pode facilmente fazer em casa. Coloque todos os ingredientes num liquidificador ou numa batedeira, triture tudo bem e está pronto a beber. Também pode fazer uma versão fria ou quente, consoante o seu gosto.
Smoothie de frutas
- 1 iogurte grego
- 1 taça de fruta congelada (banana, morango, mirtilo, kiwi, amora…)
- 150 ml de leite de vaca ou vegetal (pode substituir por iogurte grego)
Batido de chocolate, banana e manteiga de amendoim
- 150 ml de leite vegetal ou de vaca (pode substituir por iogurte grego)
- 1 colher de sopa de manteiga de amendoim
- 1 banana
- 1 colher de sopa de cacau 100% em pó
Batido de morango e chia
- 150 ml de leite vegetal (pode substituir por iogurte grego)
- 90 gramas de morangos
- 1 colher de sopa de sementes de chia em pó
- 150 ml de leite vegetal ou de vaca
Batido de proteínas de chocolate e abacate
- 150 g de leite de amêndoa
- 1 colher de sopa de cacau 100% em pó
- ½ de banana
- ¼ de abacate